Assento de Nascimento

Boa tarde, gente.

Gostaria de tirar uma dúvida com vocês, meu processo de nacionalidade já foi aprovado pelo Art. 1º C - Atribuição (nasc. estrangeiro). Porém, ainda não recebi meu assento de nascimento e pelo que eu já vi nos fóruns e pessoas próximas, esse tramite está demorando muito.


Vocês acreditam que eu consiga entrar no país somente com a decisão favorável da minha nacionalidade?

Comentários

  • editado May 23

    @Adrianacvuchoa A melhor garantia de que você irá conseguir entrar é ter o assento de nascimento em mãos pois pode ser que esteja aprovado mas não foi gerado ainda e se não foi gerado você não é uma cidadã portuguesa ainda, o melhor a fazer é aguardar o assento pois se você deixar para ter sorte de entrar só falando "minha nacionalidade foi aprovada" acho difícil o agente de imigração confirmar essa frase sem te mandar de volta para o Brasil e você perder o dinheiro da viagem.

  • @Adrianacvuchoa sem o assento, nem em Portugal vc consegue entrar sem ser como turista. Em outros países, mesmo com o assento, vc só consegue entrar portando o cartão do cidadão ou passaporte.

  • editado May 23

    @Adrianacvuchoa Sem contar que os assentos estão sendo emitidos praticamente todos os dias, você pode solicitar ele pelo CivilOnline e pode ser que já esteja pronto pois uma das promessas do sistema novo é que após ser aprovado e despachado (bolinha 6) já seria emitido de automático, então você pagando os 10 euros receberá ele mais rápido do que esperando no e-mail pois eles ainda estão desenvolvendo essa etapa e pode demorar meses... muitos estão recebendo assento de nascimento de processos que foram aprovados no início desse mês e de abril de 2024.

  • @welinty acho que essa informação é quando a situação estiver normalizada. Atualmente, parece existir janelas, a última emissão que tive conhecimento foi em 08/05/2024.

  • @Destefano Não foi só dia 08, teve em Abril também e dia 09 e até 10, tanto nesse fórum aqui como em grupos do face... provavelmente estão emitindo assentos mas não estão enviando pelo fato de não estar pronto a etapa de emissão e para não sobrecarregar muito outros setores eles não vão divulgar que está emitindo diariamente.

  • @Destefano Pode ser que eles comecem a liberar certa quantidade de assentos mensalmente até conseguirem deixar o sistema fazer o envio, provavelmente início do próximo mês terá outra leva de assentos que foram aprovados agora.

  • @welinty não vi um assento que tenha sido emitido depois do dia 08/05/2024. Caso vc tenha alguma informação, teria como postar aqui, por favor? Falo o print do assento, não o que a pessoa fala, porque a pessoa fala qualquer coisa, baseado no que ela acha que foi, não no que realmente foi. E quanto a abril, eu não disse que não teve em abril, disse que o último foi no dia 08 de maio.

  • @welinty

    Pode ser que eles comecem a liberar certa quantidade de assentos mensalmente até conseguirem deixar o sistema fazer o envio, provavelmente início do próximo mês terá outra leva de assentos que foram aprovados agora.

    Foi exatamente isso que eu disse

  • @Destefano Me recordar aonde vi é complicado, mas o próprio assento mostrava a data, não dá para saber ao exato quando dias foram gerados porque é informação interna e os de fevereiro também foram mais de 1 data também, o que eu digo é sobre os assentos serem liberados para os solicitantes e não serem liberados para ser gerado, o que resta mesmo é aguardar para ver se vão manter esses lotes ou começar a liberar, porque só ficamos sabendo que foram gerados com ligações para a linha de registo e e-mails.

  • @welinty

    (...) Sem contar que os assentos estão sendo emitidos praticamente todos os dias (...)

    Aqui vc foi bem claro que se tratava de emissão praticamente todos os dias...

    (...) os de fevereiro também foram mais de 1 data também (...)

    Onde vc viu isso? Todas as emissões foram em uma única data, salvo engano, dia 22/02/2024.

    (...) o que eu digo é sobre os assentos serem liberados para os solicitantes e não serem liberados para ser gerado (...)

    Então a primeira resposta, ao meu ver, não estava correta, pois claramente vc fala em emitir todos os dias, o que não é verdade.

  • @Destefano Realmente falar emitir todos os dias não é o exato já que não temos acesso a quantidade emitida e quando é emitida, não foi somente dia 22/02 que foi emitido, até no próprio Fórum teve pessoas que receberam o assento antes dessa data mesmo, você tem certeza que foi somente dia 22/02? no próprio Fórum tem diversos casos de 21/02

    ASSENTO N° 96XX/24 EMITIDO EM 21/02/24 - AUTOMATICAMENTO PELO SISTEMA

    1 dos casos sem ser por foto que foi emitido, até pessoas de grupo do face postaram fotos com assentos de 21 e até outras datas que não vou me recordar.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.