Sobrenomes diferentes

Bom dia, pessoal!

Tudo bem?


Eu estou ainda em fase de reunir os documentos do meu antepassado (bisavô) português para solicitar primeiro a nacionalidade para o meu pai (neto do português) e depois consecutivamente para minhã mãe e minha irmã.


Meu antepassado nasceu em 1907, então solicitei em Portugal a declaração de batismo dele. Contudo, a declaração consta com o sobrenome diferente dos documentos que temos aqui no Brasil. O sobrenome dos pais e avós do meu bisavô estão como "Victoria" ao invés de "Victorio".


Eu para pegar a certidão de óbito dele (bisavô português) que faleceu no Brasil. Nela consta todos os filhos, esposa e antepassados com o sobrenome "Victorio"


Alguém poderia me indicar se há um problema nesse reconhecimento quando mandar para Portugal??? Ou como resolvê-lo??


Agradeceria muito!!!




Comentários

  • editado May 22

    @hbvictorio

    Em teoria, você precisaria pedir o assento de batismo dele apostilado em Portugal e retificar as certidões brasileiras para refletir o documento português. Se a única divergência for a troca do "Victoria" em Portugal pelo "Victório" no Brasil, e o restante todo estiver batendo (datas, locais, nome dos pais, avós etc), não deixando margem para se achar que possa ser um homônimo, acredito que os cartórios retifiquem administrativamente sem problemas.

    Entretanto, se a única "divergência" for essa e todo restante estiver Ok (datas de nascimento, nome de pais, avós, local de nascimento etc etc), eu tentaria mandar sem retificar (mas já pediria em Portugal uma cópia extra do assento de batismo, apostilado na PGR de PT, e guardaria comigo para estar preparado, com tudo "no gatilho", para retificar os documentos brasileiros se viesse uma exigência).

    Vamos ver se outros colegas já tiveram uma "divergência" semelhante.

    Boa sorte

  • Obrigado, pela resposta @ecoutinho!

    Envio a certidão de batismo que solicitei nos Arquivos de Vila Real.

    A única informação, tirando o sobrenome com A, é a data de nascimento que está 01/01/1907. Nós documentos que possuo está 31/12/1906.

    Uma outra dúvida: você mencionou que precisaria estar apostilado o documento vindo de Portugal. Essa certidão carimbada que envio agora, não serviria? Eu segui um caminho que o pessoal passou aqui no fórum.

  • editado May 23

    @hbvictorio

    A única informação, tirando o sobrenome com A, é a data de nascimento que está 01/01/1907. Nós documentos que possuo está 31/12/1906.

    Como além da diferença no nome (que não acredito que cause problemas), há uma diferença na data (apenas de 1 dia, mas é uma divergência) já começo a achar que pode ser sim caso de retificar o documento brasileiro.

    Uma outra dúvida: você mencionou que precisaria estar apostilado o documento vindo de Portugal. Essa certidão carimbada que envio agora, não serviria? Eu segui um caminho que o pessoal passou aqui no fórum.

    Se for apenas para mandar para a conservatória para o processo de nacionalidade, o documento é esse mesmo e está perfeito como está, mas para ter validade legal no Brasil e ser apresentado num cartório brasileiro para pedir retificação de uma certidão brasileira (ou ser usado numa ação pedindo retificação judicial, se for o caso), você precisará ter uma certidão dessas apostilada em Portugal.

    A propósito: recomendo tirar o documento do site para evitar que alguém mal intencionado faça mal uso. Ele está com as informações pessoais todas visíveis e infelizmente tudo que colocamos aqui é acessível publicamente por qualquer pessoa na Internet. Quando precisar colocar documentos por aqui no futuro, borre na imagem nomes completos, números de certidão etc deixando visível apenas o mínimo necessário :) @Admin acredito que precisaremos da sua ajuda aqui pois não sei se ainda dá tempo da @hbvictorio corrigir.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.