Se solicitar a nacionalidade por um procurador: quando notificam “as bolinhas”? Validade documentos?

Boa tarde,


Irei solicitar a nacionalidade portuguesa por residência em Portugal por mais de 5 anos.


  • Se solicitar com um procurador - já que para mim é umas das melhores opções junto com um advogado- em que momento notificam o status do pedido com as bolinhas com os códigos para ver eu como está o processo? A mim? Por carta? Online? Só ao advogado procurador e ele dara-me depois os dados para fazer o seguimento?
  • No caso a administração peça mais documentos aos já apresentados no processo … a quem comunicam? Ao procurador ou advogado que fez a minha solicitude online ou bem comunicam à minha morada pelos correios? Para mim é importante saber já que não sempre estou na minha casa por questões de trabalho.
  • Os documentos para o procurador ou advogado serão facilitados por mim já que não é difícil a procura deles (eles só apresentariam online e ainda não sei qual é a melhor opção se procurador ou advogado) com que validade no máximo tem de ter os documentos para serem anexados ao pedido na plataforma deles online? 3 meses?


Obrigado (sempre) a todos vós pela ajuda 🙏🏼

Comentários

  • alguem pode ajudar-me ?

    Obrigado 🙂

  • @Zephyrus se você der entrada no pedido através de um procurador (advogado), eles fornecerão as informações DIRETAMENTE O SEU PROCURADOR, e não para você.

    Você até pode entrar em contato depois para pedir a senha, porém o ideal é obter as informações direto com o seu advogado.

    Se houver alguma exigência ou pedirem mais documentos, quem será comunicado é o advogado.

    Você terá que entregar os documentos originais para o advogado, pois quando o pedido é feito online ele quem declara que os documentos digitalizados são autênticos e é obrigado por lei a manter a guarda destes.

    Cada documento tem uma validade específica, a qual documento você se refere?

  • @Zephyrus


    Se solicitar com um procurador - já que para mim é umas das melhores opções junto com um advogado- em que momento notificam o status do pedido com as bolinhas com os códigos para ver eu como está o processo? A mim? Por carta? Online? Só ao advogado procurador e ele dara-me depois os dados para fazer o seguimento?

    Não sei o que quer dizer com "já que para mim é uma das melhores opções junto com um advogado". O processo tem a mesma duração, os documentos são os mesmos. Não há nenhuma vantagem comprovada em fazer o processo com advogado. Mas é uma decisão pessoal. Em todo caso: caso opte por fazer o processo por intermédio de um profissional, toda a comunicação do IRN será com o profissional. Só para você saber, há vários relatos de pessoas que usaram advogados, que não deram cópia da senha de acesso aos clientes... os clientes tiveram que pedir diretamente ao IRN, uma chateação a mais... Outro ponto importante: advogado não é sinônimo de procurador. Então você precisa ter clareza no que pretende fazer.


    No caso a administração peça mais documentos aos já apresentados no processo … a quem comunicam? Ao procurador ou advogado que fez a minha solicitude online ou bem comunicam à minha morada pelos correios? Para mim é importante saber já que não sempre estou na minha casa por questões de trabalho.

    Toda a comunicação é feita para o profissional que te representa no processo.


    Os documentos para o procurador ou advogado serão facilitados por mim já que não é difícil a procura deles (eles só apresentariam online e ainda não sei qual é a melhor opção se procurador ou advogado) com que validade no máximo tem de ter os documentos para serem anexados ao pedido na plataforma deles online? 3 meses?

    Deverá seguir as recomendações do profissional que contratar para o seu processo.

  • Desde já agradeço o a vossa ajuda @LeoSantos e @Eduardo .

    O processo da nacionalidade pode ser feito tanto por meio de um advogado como também por um procurador. Por isso da opção do procurador porque dá-me mais jeito porque fica mais perto de casa o procurador que um advogado.


    Se fizer o pedido por mim no IRN, a minha certidão de nascimento estrangeira assim como os antecedentes criminais só podem ter no máximo 3 meses desde a sua data de emissão ou bem pode ser até 6 meses?


    Obrigado por tudo 🙏🏼

  • @Zephyrus


    O processo da nacionalidade pode ser feito tanto por meio de um advogado como também por um procurador. Por isso da opção do procurador porque dá-me mais jeito porque fica mais perto de casa o procurador que um advogado.

    Apenas reforçando aqui, a maioria dos processos pode ser feita com facilidade pelo próprio requerente. Tudo que o advogado, solicitador ou procurador vai fazer é pegar os seus documentos e entregar em seu nome na respectiva conservatória. Se for um advogado ou solicitador, a entrega será pela plataforma online (embora isso não traga até onde se saiba nenhuma vantagem). Se for um procurador simples (ou seja, que não seja um advogado nem solicitador), vai pegar os seus documentos, botar num envelope e remeter para uma conservatória. Nada mais que isso. Mas é, obviamente, uma decisão sua.


    Se fizer o pedido por mim no IRN, a minha certidão de nascimento estrangeira assim como os antecedentes criminais só podem ter no máximo 3 meses desde a sua data de emissão ou bem pode ser até 6 meses?

    Repito: você deve fazer essa pergunta para o profissional que você for contratar. Isso porque, na eventualidade de algum problema, você pode ter certeza que o profissional vai dizer, "ah, mas você não me deu o documento certo". Então, pergunte para o profissional exatamente o que ele quer que você entregue.

    Dito isso: no geral, as certidões estrangeiras devem ter menos de 1 ano.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.