Apensação

Olá!

É possível apensar um processo de neto maior (1D) com de filhos maiores (1C)? Por exemplo um neto de português iria iniciar seu processo de atribuição de nacionalidade e ao mesmo tempo seus filhos entrariam com o processo de atribuição de nacionalidade como filhos maiores dele (1C). Obviamente que o processo dos filhos estaria dependente do processo do pai deles que é o neto do português. Se for possível, esses processos apensados teriam que ser enviados para a CRC Lisboa ou para ACP Porto? Isso melhoraria em alguma forma o tempo do processo, ou iria complicar ao invés de ajudar, reduzindo apenas o número de cópias e apostilamento?

Grata por qualquer esclarecimento.

Comentários

  • @Rebeca_Castilho

    Possível é, mas eu não faria. Para apensar, todos processos precisam dar entrada no mesmo lugar pois serão avaliados pelo menos conservador. Se um dos processos é de neto, significa que terá que mandar tudo para Lisboa que é o pior lugar para se mandar um processo de filho (tirando os consulados, obviamente rs).

  • @Rebeca_Castilho É possível sim, porém processos de netos só podem fazer no CRC Lisboa.

  • texasladytexaslady Beta
    editado May 21

    @Rebeca_Castilho ,

    No caso de processos que correm em diferentes conservatórias, muitas dúvidas ainda estão por ser esclarecidas. Outro dia fiz uma consulta no ACP sobre uma filha que iria apresentar o processo 1C dela e gostaria de já apensar o do marido MOD3. Veja abaixo a resposta da Carla Ribeiro e tire suas conclusões. Entendi que enviandos os processos para o ACP, eles ficariam com o 1C e o Mod3 iria para Lisboa.

    Então sendo mesmo assim, um processo de neto apensado com processos de filhos, enviado para ACP, creio que seguiria o mesmo procedimento. Ou seja os processos 1C permaneceriam no ACP e o de neto iria para LIsboa. Mas este foi meu entendimento pela resposta resumida que recebi. Veja os emails abaixo.

    Obs: @ecoutinho , logo no começo de apensações ouvi um caso de 2 irmãs que apensaram os processos e cada uma foi para um conservador diferente.

    Um sugestão seria enviar um email para o ACP questionando seu caso, de uma forma mais eficiente do que a minha rsrs.

    1º email:

    De: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

    Enviada: 14 de março de 2024 21:38

    Para: Arquivo Central Porto <arquivocentral.porto@irn.mj.pt>

    Assunto: Apensação

    Boa tarde,

    Gostaria de um esclarecimento com relação a apensação de 2 processos de nacionalidade, sendo o primeiro de uma filha de português, artigo 1C e o de seu esposo Mod 3.

    O processo do conjuge só é processado em Lisboa. E o 1C pode ser enviado para o ACP. Enviando os 2 processos apensados para o ACP, como serão distribuídos?

    O 1C seria processado no ACP e o Mod3 em Lisboa?

    Com os melhores cumprimentos,

    Resposta:

    On Thursday, March 14, 2024 at 05:18:02 PM CDT, Arquivo Central Porto <arquivocentral.porto@irn.mj.pt> wrote:

    Bom dia

    Não tem que enviar os dois para crcentrais de lisboa

    Com os melhores cumprimentos

    Carla Ribeiro

    Oficial de Registos/ Registry Official

    Arquivo Central do Porto

    Rua do Cunha, nº 404

    4000-250 Porto

    arqcentral.porto@irn.mj.pt

    Tel. 225573840/47 – Fax 22 5573849

    2º email:

    De: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

    Enviada: 15 de março de 2024 00:46

    Para: Arquivo Central Porto <arquivocentral.porto@irn.mj.pt>

    Assunto: Re: Apensação

    Boa noite,

    Obrigada pela pronta resposta. Enviando os 2 processos apensados para o ACP, após o 1C finalizar no ACP, onde o processo Mod3 será processado, no ACP ou CRCentrais?

    Com os melhores cumprimentos,

    xxxxxxxxxxxxxxxxxxx

    Resposta:

    Arquivo Central Porto

    From:

    arquivocentral.porto@irn.mj.pt

    To:xxxxxxxxxxxxxxxx

    Fri, Mar 15 at 3:39 AM

    Bom dia

    Nos crcentrais

    Com os melhores cumprimentos

    Carla Ribeiro

    Oficial de Registos/ Registry Official

    Arquivo Central do Porto

    Rua do Cunha, nº 404

    4000-250 Porto

    arqcentral.porto@irn.mj.pt

    Tel. 225573840/47 – Fax 22 5573849

  • @texaslady

    Lendo a sua troca de emails com a famosa Carla Ribeiro eu fiquei com um entendimento diferente do seu, mas isso pq estou considerando que, como ela não mandou uma resposta padrão, acabou omitindo uma vírgula ao responder a 1a pergunta. Vou resumir abaixo o que entendi:

    Pergunta 1:

    Enviando os 2 processos apensados para o ACP, como serão distribuídos? O 1C seria processado no ACP e o Mod3 em Lisboa?

    Resposta:

    Não tem que enviar os dois para crcentrais de lisboa

    Estou entendendo que a resposta aqui foi "Não, tem que enviar os dois para Lisboa"

    Follow-up question:

    Enviando os 2 processos apensados para o ACP, após o 1C finalizar no ACP, onde o processo Mod3 será processado, no ACP ou CRCentrais?

    Resposta:

    Nos crcentrais

    Posso estar enganado, pois notei que você tentou "forçar" ela a responder o que aconteceria se mandasse para o ACP, mas como ela respondeu sua follow-up basicamente com duas palavras (rs) fiquei com a impressão de que o que ela quis dizer é que vc deveria mandar tudo para a CRC mas se mandar para o ACP eles vão encaminhar tudo para Lisboa e processar por lá.

    Enfim, acho que só vendo o caso concreto acontecer vamos realmente saber como eles fazem nessas situações.

  • @ecoutinho ,

    realmente ficou bastante questionável a resposta, e realmente não formulei as perguntas muito bem. Mas uma virgula pode fazer toda diferênça, rsrs

    Mas sobre este contato, me lembro que fiquei bastante impressionada com a cronologia destas correspondências. O que me faz pensar que não é a Carla Ribeiro, oficial de registos, que está respondendo estes emails, mas um AI email assistant. Porque se for ela mesmo, ela estava trabalhando as 10:38pm de lá e no dia seguinte ela respondeu ao segundo email às 9:39am de lá. Não que não fosse possível que fosse ela mesma, mas acho improvável.

    Veja só:

    1º email enviado às 4:38pm (US) 10:38pm (Portugal) dia 14/03

    Resposta recebida 5:18pm (US) 11:18pm(Porgugal) dia 14/03

    2º email enviado às 7:46pm (US) 1:46am (Portugal) dia 14/03

    Resposta recebida 3:39am (US) 9:39am (Portugal) dia 15/03

  • editado May 21

    @texaslady

    Também já recebi respostas dela em datas e horários inusitados. Acho que o mais curioso foi o abaixo: 26/03/2023 (Domingo) às 21:44 no horário de Lisboa.

    Concordo que das duas uma: ou a moça é uma tremenda work-aholic ou tem um robo respondendo por ela 😄.

    Como a resposta vem curta, sem acentos ou pontuação e com alguns typos, minha aposta é que é ela mesma respondendo emails do trabalho pelo celular, tarde da noite em casa. Um robô ou IA teria um cardápio de respostas prontas, bem revisadas, com português formal e cheias de disclaimers.


  • editado May 21

    @ecoutinho @texaslady A Carla Ribeiro não é uma IA por incrível que pareça, ela e humana e meu amigo já viu ela lá quando foi atendido e ela também recebe as correspondências e já assinou a entrega pelo DHL do meu processo (a letra dela é feia igual a minha quando assina na tela do celular) provavelmente tem algo a ver com o sistema interno deles que faz algum envio atrasado pois até notícias postadas no site do IRN sai a noite e aos sábados e domingos também.

  • @eduardo_augusto Viu que saiu a lista definitiva dos aprovados na prova de conhecimento do concurso de conservadores e oficiais e já tem data para avaliação psicológica?

  • editado May 21

    @welinty

    Nesse meu exemplo pelo menos, certeza que não foi envio atrasado… Eu mandei o email domingo umas 20:00 pensando: amanhã quando a pessoa abrir a caixa postal, minha mensagem estará no topo pois fui uma das últimas a chegar no final de semana, e para minha surpresa pouco depois veio a resposta 😂

  • editado May 21

    @ecoutinho Então ela deve responder mesmo em casa e alguns funcionários também devem fazer isso, até notícias do IRN saem após as 16h

    A cidade de Santarém recebeu na passada sexta-feira, 19 de abril, mais uma edição do Somos Registo. A orgânica do IRN e o Certificado Sucessório Europeu foram os temas abordados.

    23 ABR 2024, 17:58

    IRN

  • @welinty , @eduardo_augusto ,

    sei que Carla Ribeiro é uma funcionária do ACP há anos, o que quiz dizer é que ela poderia ter um AI email assistant para ajudá-la a responder os emails. Mas como o @ecoutinho disse deve ser ela mesma respondendo pelo celular, já que não há um padrão nas respostas.

  • @ecoutinho entendi exatamente o mesmo e não o que @texaslady entendeu! Ou seja, talvez seja melhor fazer o processo de neto enviando para a CRC Lisboa e quando da atribuição da nacionalidade para o neto então os filhos desse iniciarem o processo de atribuição na ACP Porto, correto? Ou seria possível iniciar o processo dos filhos do neto de português de origem em algum momento antes da conclusão desse primeiro processo (1D)? Se sim, em qual momento?

  • @texaslady probabilidade quase 0 de ser uma IA assistant pois o máximo de IA que estão implementando para auxiliar eles é a IReNe que com 100% de certeza que será somente resposta genérica e provavelmente não terá acesso ao banco de dados deles mesmo sendo implementado com o Chat GPT 4.0... futuramente pode ser que eles tenham um IA e-mail assistant.

  • editado May 21

    @Rebeca_Castilho Tem uma grande possibilidade de o processo estando no CRC eles permanecerem com ele até o final, começou Neto e o os filhos sejam concluídos junto com ele e não sejam enviados para o ACP quando concluir o de Neto, acredito que não tem a possibilidade de enviar apensado o de Neto para CRC e de filhos do neto para ACP.

  • @Rebeca_Castilho ,

    na dúvida é melhor mesmo mandar separados. Precisa aguardar o assento do requerente neto, para enviar os processos dos filhos para o ACP. Desta forma os dados do pai, "futuro português", não pode ir em branco, pois não é uma apensação. Já vi pessoas aconselhando a mandar antes de ter o assento, mas é um risco.

  • @Rebeca_Castilho

    Pode ser, mas é tudo muito novo e a resposta que veio é dúbia! Acho que o negócio é decidir em que cavalo apostar e decidir sabendo que há um risco de o prazo ser maior que o imaginado inicialmente.

    Eu sou meio conservador para essas coisas, tendo a ir apenas na certeza ou assumindo riscos pequenos.

    Se fosse meu processo, nessa condição (processo de filho dependente da conclusão de um processo de neto), eu iria pelo jeito tradicional: mandar o 1d do neto p Lisboa e, só quando concluir, mandar os 1c dos bisnetos para o ACP, mas cada um pensa de um jeito.

    O importante é que se decidir correr o risco e mandar tudo apensado, depois voltar aqui para contar como foi, assim aprendemos e ajudamos os novos 😉

  • o negócio é que toda essa discussao será irrelevante em breve, com o sistema os processos serão mais facilmente distribuídos eletronicamente… mas sabe-se lá quanto tempo esse „em breve“ vai levar…

  • Bom dia,

    Realizei a atribuição da minha mãe como filha de português (art1 c) e já transcrevi o casamento. Após isso enviei o meu processo para ACP. No entanto, estou com dúvidas nessa parte de "apensar" documentos para outra atribuição.

    Neste sentido, tenho um filho menor, poderia estar apensando junto com o meu que dei entrada esse mês (maio/24)? Reitero que sou casado com brasileira

    Poderia ter feito junto com o da minha mãe?


    Obrigado

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.