Busca de informações sobre o português

Boa tarde! Minha vó é neta de uma portuguesa, e nós gostaríamos de fazer o processo dela de cidadania, o problema é que ela e a familia moravam numa cidade bem pequena de Minas Gerais chamada Canaã, e por isso não estou conseguindo informações sobre a portuguesa. Encontrei a certidão de nascimento em inteiro teor do meu bisavô filho dela, mas não fala nada sobre sua mãe, apenas o nome. Também procurei pelos outros filhos mas só encontrei a certidão de casamento do filho mais velho, quem também não tem nada. Já procurei por certidão de casamento e não encontrei pois eles iniciaram os registros em 1925 e como seu filho mais velho é de 1917 provável que casaram bem antes disso.

Gostaria de saber se sabem aonde mais eu poderia procurar informações, algum documento da época, ou alguma forma de obter mais informações dela aqui ou em Portugal (já revirei o family search e encontrei apenas citações sobre o nome dela nas certidões de filhos e netos)


O nome dela era Amélia Clara de Jesus, filha de José Alves e Clara Maria de Jesus. Era casada com Francisco de Paula Rodrigues Costa (brasileiro), filho de Wenceslau Rodrigues Costa e Maria de Jesus ou Maria de Oliveira Costa, ele nasceu em 13/12/1892 em Canaã, Minas Gerais.

Comentários

  • editado May 20

    @vinifatty tente procurar nas igrejas da região para ver se encontra mais informações. Veja também nas cidades de onde Canaã se desmembrou, antes perteceu a Viçosa e a São Miguel do Anta, já olhou nesses cartórios? Como era distrito os registros anteriores devem estar nos cartorios das antigas sedes.

  • O DISTRITO FOI CRIADO EM 07 DE SETEMBRO DE 1923 COM O NOME DE CANAÃ, PERTENCENDO AO MUNICÍPIO DE VIÇOSA, PASSANDO EM 1953, A PERTENCER AO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO ANTA, EX DISTRITO DE VIÇOSA E QUE SE EMANCIPARA NAQUELE ANO.

    A LEI 2764 DE 30 DE DEZEMBRO DE 1962 CRIOU FINALMENTE O MUNICIPIO DE CANÃA . AINDA, HOJE, PERTENCE Á COMARCA DE VIÇOSA.

    fonte: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/canaa/historico

  • @AlanNogueira Eu entrei em contato com a paróquia da cidade, e eles me disseram que os arquivos de Canaã haviam ido pra Araponga, entrei em contato com a outra paróquia e pedi pra procurarem o casamento deles e estou no aguardo de alguma resposta.

    Irei entrar em contato com os outros cartórios pra ver se encontro mais alguma coisa, já tentei encontrar com o CRC de Minas Gerais e não encontrei, será que enviando um email eles procurariam? E você sabe mais algum lugar que eu poderia caçar algo?

  • @vinifatty veja diretamente com os cartorios indicados e peça as buscas (provavelmente será um serviço pago)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.