Ajuda com Exigência de Clarificação para Atrib. para Netos - Registro Tardio de Nascimento

Olá a todos,

Minha mãe está no processo de pedido de Atribuição de Nacionalidade para Netos, e recentemente recebemos uma exigência/pêndencia do Consulado que precisamos resolver. A exigência solicita uma clarificação sobre o motivo pelo qual o registro de nascimento dela ocorreu em 19XX, mais de 10 anos após o seu nascimento em 19XX.

A realidade é que, na época do nascimento dela, muitas famílias no Brasil não registravam imediatamente os filhos devido a problemas socioeconômicos. Era caro registrar as crianças, e muitas famílias simplesmente não tinham os recursos necessários. No caso específico da minha mãe, foi um tio que, muitos anos depois, tomou a iniciativa de pagar para registrar vários irmãos dela de uma só vez, incluindo minha mãe.

Gostaria de pedir a ajuda da comunidade para saber como responder a essa exigência/pêndencia. Especificamente, tenho algumas dúvidas:

  1. Que tipo de documentos podem ser úteis para justificar o atraso no registro de nascimento?
  2. Que formato e conteúdo deve ter a carta de resposta para que seja bem aceita pela Conservatória dos Registos Centrais?

Qualquer orientação ou experiência pessoal que vocês possam compartilhar será extremamente valiosa. Muito obrigado!

Se precisarem de mais detalhes ou tiverem alguma dúvida, estou à disposição.

Comentários

  • @Patata

    Normalmente é enviada uma carta contendo esse relato que colocou aqui. Esse tipo de relato em geral não tem documentos de apoio. O importante é ser verdade, não conter mentiras ou exageros - pois sua mãe está fazendo uma declaração formal perante representantes do governo de PT.

    Acho que a grande maioria dessas exigências é satisfeita com uma resposta assim. Confesso que fico com a impressão de que eles só querem ter algo por escrito e assinado pelo requerente para poderem justificar que o registro foi feito após um ano de idade.

    Quanto ao formato, utilize português formal, mas bem direto e conciso. Enumerar os fatos e ponto final. Nada de se estender demais.

    Talvez alguém aqui tenha um modelo de resposta para exigência, Aproveitaria o formato geral (introdução. fechamento), mas o "corpo" dela, onde você narra esses fatos acima, deve ser individualizado para a situação de sua família.

  • Obrigada pela ajuda @CarlosASP

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.