Certidão de Nascimento - avô português

Oi Pessoal, bom dia!

Estou tentando localizar o concelho/freguesia de nascimento do meu avô. Após inúmeras tentativas, como o nome do meu bisavô que está com a grafia diferente em alguns documentos, localizei pelo familysearch a freguesia de São Pedro, mas como meu avô é de 1919 disseram que eventuais documentos estariam no  Arquivo Regional da Madeira. Vocês já tiveram alguma situação assim? Será que é isso mesmo?

Nome do meu avô: Ramon Alvarez Camara - 10.02.1919 (DN), Filho de: Francisco Alvarez Casmartinho (grafia localizada) e Maria da Conceição Camara.

*outras grafias constantes nos documentos: Casmartino, Cosmartino.

Desde já, agradeço.

Comentários

• @camaranathalia

Informe aqui os links que encontrou no FS.

• @Guilherme Moreira

Olá Guilherme, primeiramente, muito obrigada por responder, pois confesso que estou apanhando um pouco rs.

Pelo nome do meu avô não localizei nada, eu é que procurando inseri algumas informações e acho que não estão fazendo link corretamente, pois meu avô é exatamente este que aparece no documento do link abaixo.

Mais uma vez, muito obrigada!

• @camaranathalia

Como é de 1919, eu pediria o assento de nascimento dele pelo civilonline; custa 10 euros.

Colocaria freguesia São Pedro. concelho Funchal e distrito Madeira. Nas observações diria que talvez a freguesia seja Sé (explico abaixo). Veja o guia abaixo. É essencial ler tudo, especialmente a parte no final "Observação Importante":

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

O pai de Ramon era espanhol (galego da região de Ourense, bem perto da fronteira com PT) e isso explica parte da variação da ortografia do sobrenome. Podem às vezes aportuguesar seu nome, ás vezes não, e também de maneiras diferentes. Eu achei o registro de um irmão de Ramon, Francisco, em 1915 (na freguesia da Sé, por isso mencionei essa freguesia):

https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/viewer?id=2588948&FileID=3347319&recordType=Description

Aparentemente Ramon e Francisco são filhos de um segundo casamento com uma portuguesa da ilha da Madeira (Maria da Conceição Camara), pois achei uns meio-irmãos mais velhos, filhos de um casamento com uma espanhola (também galega, Maria del Pilar Nespereira). Aqui dois deles em 1909 (são gêmeos; só olhar uma página e depois a seguinte). Também da freguesia da Sé em Funchal:

https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/viewer?id=41611&FileID=650142&recordType=Description

Sé e São Pedro são freguesias vizinhas:

https://geneall.net/pt/mapa/317/funchal/

Eu vi uns registros no Rio de Janeiro de dois irmãos de Ramon (por pai e mãe, aparentemente), Severino e Glória.

• @CarlosASP

Olá Carlos, boa noite! Que demais! É isso mesmo. Perguntei para o meu pai e ele confirmou esses fatos por você narrados. Muito obrigada!

Hoje eu fiz o pedido no civil on-line com a freguesia de São Pedro, mas não sei se consegui. Vou tentar deixar anexado o print se puder me auxiliar se está correto serei imensamente grata, até porque não recebi o SMS nem o e-mail. Também segui a dica de colocar o ano correto só nas observações porque como meu avô é de 1919 já temos o lapso temporal de 100 anos.

aproveito para agradecer à Comunidade e a você Carlos que me respondeu com tanta riqueza de detalhe. Aos demais que trocaremos mensagem, desde já tbm os agradeço. É muito nobre o que essa comunidade faz para ajudar quem precisa. Eu tbm estou à disposição de quem precisar e eu for útil!

• @camaranathalia

O seu pedido deve ter chegado no fim ou depois do expediente. Não devem olhar até segunda.

O civilonline normalmente respondia por email com o código de acesso (se tiverem achado o assento) em 1-2 dias. Nas últimas semanas parece que tem um volume muito grande, pode demorar uns dias a mais. Não esquentaria a cabeça até a outra semana. Mas olhe sempre seu email, inclusive spam e lixo eletrônico para ver se tem algo deles.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.