Pessoalmente ou enviar?

editado May 16 em Consulados

Olá! Tudo bem?

Eu sou neta de português, tenho o assento de nascimento e de casamento da minha mãe e vou dar início ao meu processo de cidadania portuguesa.

Minha dúvida é: o que é melhor; enviar a documentação para Portugal ou fazer o requerimento pessoalmente no consulado? E pode ser qualquer consulado de Portugal no Brasil ou precisa ser o do estado em que moro?

Agradeço se puderem me ajudar!

Comentários

  • editado May 16

    @Girlychaos

    Nunca dê entrada em processo de nacionalidade por consulado. Demora mais, eles criam picuinha com detalhes irrelevantes na documentação e vc não tem possibilidade alguma de acompanhamento. Vai ficar 3 ou 4 anos sofrendo sem saber se seu processo está andando ou não.

    Use os guias disponíveis na página inicial do fórum e mande seu processo via correio para a conservatória adequada ao seu caso.

    Boa sorte

  • @ecoutinho

    Sério? Eu tinha visto pessoas dizerem que estava levando em média 3 meses pelo consulado do Rio!

    Ainda bem que perguntei aqui antes. Obrigada pela resposta.

    Você sabe me dizer se é preciso enviar certidão de antecedentes criminais com a documentação? Muito obrigada pela ajuda!

  • @Girlychaos


    Nos nossos guias você encontrará a resposta a praticamente todas as suas perguntas.

    📢 Guias e Informações Úteis (comece aqui) — Fórum Cidadania Portuguesa

  • Obrigada @eduardo_augusto

    Os guias realmente ajudam bastante! A única informação divergente que encontrei foi sobre o endereço para enviar a documentação.

    Qual é o correto?

    Arquivo Central do Porto

    Rua do Cunha, 404

    4200-250 Porto

    OU

    Conservatória dos Registros Centrais

    Rua Rodrigo da Fonseca, 198

    1099-003 Lisboa

  • editado May 17

    @Girlychaos

    Se for fazer como neta (artigo 1D) mande para a CRC em LIsboa, leva uns 3 anos. Se for como filha (art 1c) mande para o ACP no Porto.

    Se sua mãe (filha do português) for viva, eu avaliaria fazer o processo dela como filha, depois fazer eventual transcrição de casamento dos seus pais e por último o seu processo como filha. Vai gastar mais com documentação, taxas etc, mas provavelmente sai mais rápido que fazendo como neta. Se sua mãe for falecida, aí não tem o que fazer além de mandar como neta mesmo.

  • Muito obrigada @ecoutinho

    Minha mãe já está com o assento de nascimento e casamento finalizados. Vou procurar saber sobre a transcrição do casamento também.


    Agradeço bastante pela ajuda!

  • editado May 17

    @Girlychaos

    Isso muda tudo! Se sua mãe tem o assento de nascimento e casamento dela, significa que ela já é portuguesa e já está com o casamento transcrito em Portugal.

    Se for isso mesmo, não faça o seu como neta de jeito nenhum rsrs. Você é filha de uma portuguesa. O processo é mais simples e muito mais rápido que de neto. Junte a documentação como no guia abaixo e mande para o Arquivo Central do Porto.

    O caminho das pedras está aqui: Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C

    Boa sorte

  • @ecoutinho

    Sim, estou juntando os documentos para enviar como filha. Torcendo pra dar tudo certo pois sou leiga sobre isso tudo rsrs

    Obrigada novamente pela sua ajuda e atenção!

  • Olá prezados! Finalmente consegui juntar os documentos para iniciar o processo de cidadania portuguesa e estou com 2 dúvidas um tanto quanto banais, mas se alguém puder ignorar o fato e me ajudar, agradeço!

    Gostaria de saber se preciso assinar os 2 espaços destinados à assinatura no formulário 1C, ou somente um espaço. E também fiquei em dúvida sobre como enviar as 2 folhas do formulário; prendo com clipes, ou com grampeador? Ou envio 'soltas" como o restante dos documentos?

    Obrigada desde já!

  • @Girlychaos


    (1) assina em apenas 1 dos espaços

    (2) deixa para o cartório fazer isso, quando você for assinar. cada cartório tem o seu jeito de fazer.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.