O que acontece se o conservador não aceitar?

Sou filho de pai português e fui reconhecido através de decisão judicial ainda na MENORIDADE. Meu pai (português) já é falecido. 


Fiz algumas cotações para contratar um advogado em Portugal que faça a homologação mas além do custo ser muito alto, o processo demora um tempo enorme. Vou arriscar e enviar os documentos que tenho:


certidão de inteiro teor cópia reprográfica e apostilada

certidão de nascimento do português (meu pai)

certidão de óbito do meu pai apostilada

meu passaporte apostilado


Mas tenho outras dúvidas; 

Caso o conservador não aceite e peça a homologação, eu tenho um prazo para fazer isso? 

Os meus documentos enviados continuam lá? 

Ou depois da homologação tenho que enviar tudo novamente inclusive pagando uma nova taxa?

Comentários

  • @caioafonso7


    Caso o conservador não aceite e peça a homologação, eu tenho um prazo para fazer isso? 

    Normalmente, sim. Você receberá uma carta informando um prazo para providenciar o que estiver faltando.


    Os meus documentos enviados continuam lá? 

    Sim.


    Ou depois da homologação tenho que enviar tudo novamente inclusive pagando uma nova taxa?

    Normalmente, vc só precisa enviar o que estiver faltando.

  • @caioafonso7 vc precisa homologar essa decisão,vai cair em exigência e será ainda pior pq terá prazo.

  • @caioafonso7

    Use o guia de documentos do forum.

    Não mande certidão de óbito. Ela não é necessária, mas se você enviar ela será analisada e qualquer divergência com os demais documentos pode gerar um questionamento ou exigência.

    No mais, concordo com @guedesmarcia , homologue a decisão de reconhecimento de paternidade pois acho improvável que o conservador deixe passar sem isso. Custa dinheiro e leva um tempo, mas melhor fazer isso antes do que com a pressão de ter um prazo de exigência para atender.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.