Filho de cidadão português por atribuição

Boa noite

O meu pai é cidadão, mas não tenho mais contato e nem informações dos seus documentos portugueses. Gostaria de saber se é possível localizá-lo no registo público e solicitar a minha naturalização? Sou residente em Portugal.

Obrigado.

Comentários

  • editado May 15

    @diogojorge

    É seu pai o declarante na sua certidão de nascimento? Se sim e vc foi registrado com menos de 1 ano, a princípio é tranquilo fazer o processo. (Guia da documentação abaixo). Se ele não declarou seu nascimento vc precisará verificar se o casamento dele com sua mãe está transcrito em Portugal (ou transcrever caso negativo), ou se não tiverem sido casados vc vai precisar buscar documentos que ele assinou na sua menoridade comprovando que ele participou ativamente da sua infância (boletim escolar, matrícula de escola, pagamento de pensão etc). Vc vai precisar também localizar o assento de nascimento dele.

    Se você tiver alguns dados básicos é possível solicitar o assento de nascimento do seu pai no civil online (guia no link abaixo). Acredito que sejam informações que vc saiba: nome completo, nome dos pais dele (seus avós), local de nascimento e data de nascimento. Alguns desses dados vc encontra na sua certidão de nascimento.

    Como solicitar certidões pelo civilonline

    Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.