Erro de transcrição de Certidão de nascimento narrativa (arquivo distrital)

Olá.

Não encontrei no fórum a seguinte situação.

Solicitei a Certidão de Nascimento Narrativa da avó do meu sogro, sendo seguintes dados:

------------------------

referência PT/ADVIS/PRQ/PAMM03/001/0014 

Nome: Miquilina

Data de nascimento: 04 de junho de 1889

Naturalidade: freguesia de Cimbres, concelho de Armamar

Pai: Antonio da Fonseca

Mãe: Innocencia de Jesus

Avós paternos: Rodrigo da Fonseca e Claudina da Trindade

Avós maternos: Manuel da Proença e Ignacia da Cunha

------------------------------

Para minha surpresa a certidão chegou errada. visto que parece que houve um equívoco na transcrição.

Os nomes Innocencia e Ignacia, saíram com as letras J no lugar da letra I. (Jnnocencia / Jgnacia).

Foi uma confusão com a letra I maiuscula. Mas observa-se que o J é diferente em outras palavras como o nome Jesus.

E para maior surpresa eles afirmaram que a letra J está correta, não faz nenhum sentido, esses nomes nem existem. Rsrs

Também já falei por e-mail com o Chefe de Divisão dos arquivos distritais do Viseu. Nada adiantou.

Não querem admitir o erro.

O que eu faço? Nem retificação posso pedir, pois vou me basear em qual documento?

Seguem os prints do arquivo e da certidão narrativa, bem com a resposta do Viseu.


Comentários

  • editado May 14

    @cleytongoudard


    minha opinao: manda o processo pra frente.

    antigamente as letras I e J eram meio “intercambiaveis”. Nao acredito que terá problema.

    se o restante das informacoes estiverem corretas (datas, locais, sobrenomes), eu acho que passa.

    se nao passar, cai em exigencia e vc resolve. Opiniao, apenas.


    opcao: Se for mandar o processo para Portugal, peça uma via reprografica, em vez da digitada.

  • RESOLVIDO.

    @eduardo_augusto eu ia fazer exatamente isso, mandar somwnde as reproduções emitidas pelo CRAV, não ia manda a narrativa.


    Mas não será mais necessário, liguei para o arquivo distrital do Viseu e falei diretamente com o técnico que respondeu o pedido de informação pelo CRAV, ele entendeu e pediu para eu fazer uma nova solicitação de certidão que iria emitir outra sem custo, visto que realmente eram letra I.


    Entre a ligação, o novo pedido pelo CRAV e a emissão, não levou 3h.


    Sugiro aos administradores colocarem como Guia talvez.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.