Dificuldade com a procura de dados


Prezada equipe,


Espero que esta mensagem os encontre bem. Gostaria de compartilhar uma questão que tem sido objeto de interesse para mim e minha família. Meus bisavós são portugueses, no entanto, nas certidões de casamento deles consta que são brasileiros. Minha avó sempre afirmou que eles são portugueses, e possuo as certidões de óbito e de casamento, mas nada consta. Então, tenho enfrentado dificuldades em localizar a certidão de nascimento deles, realizei o pedido de desarquivamento do processo de casamento, mas sem sucesso com qualquer informação pois não consta nenhuma certidão de nascimento em nenhum cartório que consultei. Dessa forma, não tenho informações sobre a cidade em Portugal da qual ambos vieram. As únicas informações que possuo são as seguintes:


João Duque Cordeiro 

Casado com Jovelina de Oliveira Ruela 

Ele filho legítimo de Manoel Lourenço Cordeiro e Maria Luiza de Jesus 

Ela filha de José de Oliveira Ruela e Francisca Maria de Jesus 


Agradeço antecipadamente por qualquer orientação ou suporte que possam oferecer nesta busca.


Atenciosamente,

Heloisa de Melo Moreira

Comentários

  • @Heloisamoreira


    Coloca as datas de nascimento, se tiver, isso ajuda a reduzir o campo de busca.

  • @Heloisamoreira

    Mas que documento Joao apresentou para casar e o que consta nele? Ou na habilitação do casamento consta apenas uma declaração com 2 testemunhas?

    Além disso, você já construiu a árvore da família no Family Search? É grátis.

    Mas é importante "rechear" a árvore com o maior número possível de dados. Nomes e todas datas de nascimento (ano já ajuda), casamento e óbito que souber do bisavô, avô, seus tios, cônjuges, irmãos dessas pessoas etc. Quanto mais, melhor. O sistema do FS usa esses dados para tentar achar documentos de algum deles já indexados e também outras árvores que algum parente distante já possa ter feito (tem gente que acaba achando dados do português através de um tio-avô, um primo distante etc). O sistema vai aprendendo a tentar achar essas conexões conforme mais dados são inseridos.

    Depois, se quiser, deixe o link para a árvore "recheada" aqui que ajuda o pessoal a procurar algo. Pode haver detalhes nos documentos lá que você não percebeu e alguém note e isso leva a pistas para aprofundar a pesquisa.

    Eu achei um casal Jose de Oliveira Ruela e Ana de Jesus em PT. mas sem saber a época e outros dados, fica difícil saber se pode ser da família ou só homônimo:

    https://digitarq.adavr.arquivos.pt/details?id=1789509

  • Fiz o desarquivamento de processo de casamento do João Duque Cordeiro e Jovelina de Oliveira Ruela, nesse processo consta que

    João Duque Cordeiro nasceu em 1896

    Filho de: Manoel Lourenço Cordeiro e Maria Luiza de Jesus

    E Jovelina de Oliveira Ruela nascida em 1906

    Filha de: José de Oliveira Ruela e Francisca Maria de Jesus

    Essas datas são as que estão no processo de casamento deles, tendo em consideração que na certidão de óbito do João Duque Cordeiro fala que ele faleceu em 1964 com 60 anos de idade. Então a data de nascimento dele teria que ser 1904, mas no processo de casamento consta que ele nasceu em 1896.

    Tenho também meus avós por parte do meu pai que também eram portuguêses

    Antonio Alves Moreira casado com Maria Luiza de Jesus

    Antonio falecido em 1982

    Filho de: Manoel Alves Moreira e Dona Anna Alves Moreira

    Todos residiram no município de Guiricema-MG

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.