Transcrição do meu casamento - pular casamento anterior
Boa tarde pessoal!
Estou reunindo minha documentação para solicitar minha nacionalidade portuguesa como filho de português.
O nome do meu pai teve um erro quando ele foi registrado na imigração do Brasil em 1957, mas já consegui corrigir esse nome na minha certidão de nascimento e de divórcio.
Minha dúvida é: Vou converter minha união estável (Data de 30/12/2017) para casamento, que será registrada com essa data, mas antes de pedir minha certidão de nascimento reprográfica de inteiro teor e digitada, o que possibilitará já sair nela a averbação do meu atual casamento.
Isso faria com que meu estado civil no Brasil, já chegasse na conservatória que tratará minha nacionalidade como "Casado".
Assim eu poderia pular a transcrição do meu primeiro casamento e a averbação desse divórcio, já pedindo a transcrição do meu atual casamento quando eu conseguir obter a nacionalidade?
Meu primeiro casamento durou menos de dois anos e não tive filhos.
Meu atual já tem 6 anos e tenho dois filhos.
Desde já, obrigado pela ajuda.
Comentários
Você só precisará fazer a transcrição do seu casamento, quando for português ou seja, para o processo de nacionalidade, só importa o seu nascimento.
Sim, entendo que só será após receber a nacionalidade. O que quero saber é justamente se posso fazer direto meu casamento atual, pulando o primeiro casamento e o divórcio, que vai levar um tempo considerável e não gostaria de perder esse tempo.
@Marcosag
Não. Depois que se tornar português você terá que atualizar todos os atos da vida civil na ordem em que ocorreram: Transcrição do 1o casamento; Depois homologação da sentença do divórcio; depois transcrição do 2o casamento.
Cada passo é feito quando o anterior termina. Não dá para pular etapas e ir direto para o último casamento, independente do que constar na sua certidão de nascimento brasileira.
Independente disso, ao preencher o formulário 1c para seu pedido de nacionalidade você vai informar o estado civil atual (casado, pelo que vc descreveu).
@Marcosag ,
Minha dúvida é: Vou converter minha união estável (Data de 30/12/2017) para casamento, que será registrada com essa data, mas antes de pedir minha certidão de nascimento reprográfica de inteiro teor e digitada, o que possibilitará já sair nela a averbação do meu atual casamento.
Portugal não vai aceitar a data da união estável convertida em casamento. O tempo para eles começa a contar a partir da data atual de registro do casamento.
Obrigado pela ajuda pessoal!
Pessoal, muito obrigado pelas informações.
Vou seguir meu processo de nacionalidade e ir fazendo as alterações conforme cronologia.
Minha prima está atuando em Portugal como advogada e vai me ajudar neste processo.
Boa sorte a todos e mais uma vez, obrigado!
@Marcosag com a conversão a data do casamento "zera" iniciando na data de conversão.