O que precisa ser retificado

Estou querendo fazer a cidadania do meu pai que é filho de portuguesa (solteira) , inclusive essa minha avó está viva com 96 anos. Ocorre que no assento de nascimento português da minha avó ela foi registrada com um nome diferente do adotado no Brasil e o nome da mãe dela também está diferente do adotado no Brasil.

Como a minha avó permaneceu solteira no Brasil, como ocorre a fixação do nome? Para fazer a cidadania do meu pai, como fazer? No nascimento do meu pai não foi a minha avó portuguesa declarante, foi o meu avô português... Estou totalmente perdida. Alguém consegue me ajudar?

Comentários

  • @ravavigxz


    Estou querendo fazer a cidadania do meu pai que é filho de portuguesa (solteira) , inclusive essa minha avó está viva com 96 anos. Ocorre que no assento de nascimento português da minha avó ela foi registrada com um nome diferente do adotado no Brasil e o nome da mãe dela também está diferente do adotado no Brasil.

    qual nome aparece no documento português e qual nome aparece nos documentos brasileiros?


    Como a minha avó permaneceu solteira no Brasil, como ocorre a fixação do nome? Para fazer a cidadania do meu pai, como fazer?

    Pode mandar outros documentos dela (exemplo: carteira de identidade, desde que conste a filiação) para evidenciar o nome que passou a usar como adulta. verifique que o nome dos pais dela, no documento que você escolher enviar, e no assento de nascimento dela, estejam idênticos.


    No nascimento do meu pai não foi a minha avó portuguesa declarante, foi o meu avô português... Estou totalmente perdida. Alguém consegue me ajudar?

    Não tem problema, mas aproveite que a avó portuguesa ainda está viva e peça para ela fazer uma declaração de maternidade. É um documento simples, em que ela vai dizer, "meu nome é tal, filha de tal e tal, nascida no lugar tal, país tal, na data tal. declaro para os devidos fins que tal, registrado no cartório tal, livro tal, folha tal, registro tal, é meu filho, conforme consta do registro. Mais informo que era solteira à época." tem vários outros modelinhos aqui no fórum se você procurar por "declaração de maternidade".

  • @eduardo_augusto,

    qual nome aparece no documento português e qual nome aparece nos documentos brasileiros?

    O nome que aparece no registro português é "Lucia Fernanda" e o que aparece no documentos do Brasil é "Lucia Fernandes da Silva " . Ela é filha ilegítima de PAI incognito e o nome da mãe aparece no registro portugues com "Maria José Fernandes" e nos documentos brasileiros como "Maria José da Silva".

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.