Mesmo com vários desafios - cidadania aprovada

Pessoal, vou dar o meu relato pois não vi ninguém com um caso tão complicado quanto o meu, e resolvi arriscar mesmo sem advogado e deu certo (estamos aguardando apenas a emissão do assento).

A cidadania foi da minha avó, viva, 86 anos, filha de português (não tínhamos NENHUM documento dele, apenas uma carteirinha de clube e as instruções do grupo foram essenciais)

primeiro desafio: ele nasceu em 1890, e não sabíamos ao certo onde, e não tinha certidão de nascimento, deveríamos ir atrás da de batismo. Encontrei em um documento algo sobre ter nascido em "vila nova de gaia"... comecei as minhas buscas no family search, nos livros da igreja católica de batismo (olhei freguesia por freguesia, paróquia por paróquia)... após alguns dias encontrei o nosso "manuel".

segundo desafio: ele nunca foi casado com a esposa brasileira e todos os filhos nunca tiveram certidão de nascimento, simplesmente o portugues teve 5 filhos e não registrou nenhum. a certidão de nascimento da minha avó só foi tirada aos 17 anos pra se casar e ele faleceu quando ela tinha 2 anos de idade. após muita pesquisa encontrei um lugar (tipo um museu/arquivo que se chama "memórias de além-mar") e nele tem vários documentos de portugueses de Belém (PA) e fui até o local ver essa documentação, assim encontramos o inventário do português e para nossa surpresa encontramos um testamento feito no hospital, no leito de morte e que ninguém da família sabia, no qual ele reconhecia todos os filhos (e foi nossa salvação).

enviei tudo pra portugal e obviamente ainda caiu em exigência, queriam a "primeira certidão de nascimento" da requerente e o testamento apostilado (e mais outros documentos como pra comprovar a fixação do nome, e outros de praxe como a prova de vida...) foram mais de 5 exigências, a unica que não iria conseguir cumprir era a "primeira certidão de nascimento" por motivos óbvios: eu já havia enviado, era a que ela tinha 17 anos, então fiz um breve relato explicando que não havia outra, que ela tirou apenas aos 17 anos, por isso ela era a própria declarante.

enviei tudo e torci...

e deu certo! economizei 10 mil euros (o valor que o advogado cobrou devido a complicação do caso), limpei a reputação do português (todos os filhos eram chateados pois achavam que ele tinha esquecido que tinha família e no testamento existiam vários imóveis, pensão e outros bens que ficaram de ser administrados pelo irmão dele e "sumiram", além de ter reconhecido todos os filhos dias antes de morrer, inclusive o que ainda estava na barriga da esposa).


obrigada a todos pela ajuda no forum, sem vcs não seria possível! agora vamos em busca do resto da família.

Comentários

  • @HellenChermont parabens pela conquista e pela determinação! Somos brasileiros e não desistimos nunca kkkk Obrigado pelo relato, inspira outras pessoas a buscarem também o reencontro com os antepassados atraves da cidadania!

  • @HellenChermont


    Parabéns pela conquista, que a família possa aproveitar bastante!

  • Parabéns @HellenChermont


    Quanta emoção hein!!! Ainda bem que acharam esse testamento!

  • Que história, hein! Quanto tempo demorou todo o processo?

  • Que maravilha!! Parabéns pela conquista!! Você foi muito guerreira, eu teria desistido!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.