Meu avô português não era casado com minha avó brasileira, o que preciso fazer para dar seguimento ?
Gustavo de Sá
Member
Olá pessoal,
meu avô português vivia em união estável com minha avó. Meu pai foi batizado e registrado normalmente, onde constam o nome de meu avô em tais certidões (batismo e nascimento). Eu já localizei a certidão de batismo de meu avô em Portugal, onde estou iniciando a juntada dos documentos.
Minha pergunta: já que não houve casamento, a lei portuguesa me aceitará como Neto, frente aos documentos que possuo ? Se sim, como deverei proceder ?
Outra pergunta: a certidão de batismo de meu avó ( de 1898) deverá ser apreciada pela Conservatória Portuguesa ou Pela Embaixada do Brasil, para que se converta em Certidão Civil de Nascimento ? Ainda tem um problema, meu avô foi batizado como Manuel de Sá e no Brasil, seu nome passou a ser Manoel com a letra o. (o nome dos bisavós conferem, inclusive já tenho o nº do assento e localizei o documento no arquivo de Viana do Castelo.)
Se alguém puder me ajudar serei grato.
Grande abraço
Gustavo
meu avô português vivia em união estável com minha avó. Meu pai foi batizado e registrado normalmente, onde constam o nome de meu avô em tais certidões (batismo e nascimento). Eu já localizei a certidão de batismo de meu avô em Portugal, onde estou iniciando a juntada dos documentos.
Minha pergunta: já que não houve casamento, a lei portuguesa me aceitará como Neto, frente aos documentos que possuo ? Se sim, como deverei proceder ?
Outra pergunta: a certidão de batismo de meu avó ( de 1898) deverá ser apreciada pela Conservatória Portuguesa ou Pela Embaixada do Brasil, para que se converta em Certidão Civil de Nascimento ? Ainda tem um problema, meu avô foi batizado como Manuel de Sá e no Brasil, seu nome passou a ser Manoel com a letra o. (o nome dos bisavós conferem, inclusive já tenho o nº do assento e localizei o documento no arquivo de Viana do Castelo.)
Se alguém puder me ajudar serei grato.
Grande abraço
Gustavo
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Normalmente para certidões de batismo antigas pedem a certidão de casamento. O seu avô foi o declarante do nascimento do seu pai? Vou deixar que os mais experientes respondam a essa questão.
Creio que não precisa converter, a certidão de batismo é aceita no processo. Quanto ao nome, essa diferença de Manoel e Manuel acho que é irrelevante.
Boa sorte!
fiz pelo ACP e enviei a certidão de batismo + os outros documentos exigidos (quando o pai é o declarante) e fizeram a atribuição da minha avó sem pedir certidão de casamento do pai dela (que casou-se com brasileira).
Acredito que, como é português casado com brasileira e declarante, deva passar no seu caso também. Eu tentaria.
A única certidão de casamento que o ACP me pediu foi da minha avó, pois no RG dela estava com nome de casada e na de nascimento de solteira (segundo Sr. Mario, apenas para justificar os nomes diferentes nos documentos). E mesmo assim foi uma cópia autenticada da certidão de casamento de minha avó. Isto é, nada de certidão de casamento do bisavô.
Eu enviei a certidão de batismo original do meu avô, não sei se isso foi o que fez com que não caísse na pendência da certidão de casamento, portanto recomendo que faça o mesmo (peça a certidão de batismo original e anexe aos documentos).
Certidão de Batismo não precisa virar nenhum outro tipo de certidão, pelo menos no meu caso isso sequer foi mencionado.
Problemas de Manuel e Manoel não são problemas, eles entendem que a grafia variou.
Estou na mesma situação do confrade Gustavo de Sá, tenho todas as certidões em mãos, de batismo autenticada em Portugal , óbito , mas ninguém sabe onde meus avos casaram ou se casaram , na certidao de obito menciona que ele foi casado, alguém , por favor, sabe me dizer se consigo dar entrada no processo em Portugal sem a certidão dos avós portugueses?
Muito obrigado. Havendo novidades postarei.
Abraços
Gustavo
Estou numa situação bem parecida com de vocês e espero que possam me ajudar.
Minha bisavó era portuguesa e teve a minha avó da união com um brasileiro, não encontramos nenhum documento que comprove o casamento deles e na sua certidão de batismo em Portugal ela consta como solteira, pois não houve averbação do casamento.
Tentamos dar entrada na dupla cidadania para a minha avó mas o Consulado não deu continuidade ao processo dela alegando que por não haver averbação de casamento da certidão de batismo da mãe dela e o pai ter sido o declarante. Seria apenas possível se a mãe dela fosse a declarante do nascimento. Tem cabimento isso? Se a portuguesa era a mãe, faz diferença ter sido casada ou não? Existe alguma maneira de tentar comprovar união estável de duas pessoas que já morreram há muitos anos? Temos uma testemunha viva ainda, a filha do primeiro casamento de minha bisavó.
Alguém sabe se se ela tentar diretamente em Portugal é mais fácil de conseguir?
Obrigada,
Mariana
Mariana Rocha Figueira, estou na mesma situação. Ainda não consegui ver o sentido da Portuguesa ter sido a declarante ou ter sido casada. Era mãe e pronto (acho eu).
Alguém saberia explicar alguma outra possibilidade?
Obrigado!
Muito obrigado pela resposta!
Gostaria de saber se podem me ajudar, meu bisavô era português, pai de meu avô falecido e avô de minha mãe também falecida, minha avó viúva de meu avô ainda esta viva... Minha duvida é, minha vó consegue ter direito a cidadania portuguesa? E eu conseguiria também a partir dela como neto?
Desde já agradeço
Boa noite, o meu caso é um pouco complicado e não sei como proceder. Sou neto de um Português e uma Espanhola que não foram casados, tiveram 3 filhos, em 1933 sua companheira faleceu. Em 1937 meu avô casou com outra pessoa e os 03 filhos que teve com a minha avó espanhola foram criados pela mulher que ele casou. Em Dezembro de 1974 meu avô faleceu. Eu tenho a certidão de óbito do meu avô e a certidão de casamento da minha madrasta. Poso dar entrada no pedido de cidadania para neto de Português sem ele ser casado com minha verdadeira avó que faleceu em 1933. É um pouco confuso mas lembrando sou neto de um dos filhos de meu avô que não era casado com minha avó Espanhola.
@nunogomes
Boa noite, o meu caso é um pouco complicado e não sei como proceder. Sou neto de um Português e uma Espanhola que não foram casados, tiveram 3 filhos, em 1933 sua companheira faleceu. Em 1937 meu avô casou com outra pessoa e os 03 filhos que teve com a minha avó espanhola foram criados pela mulher que ele casou. Em Dezembro de 1974 meu avô faleceu. Eu tenho a certidão de óbito do meu avô e a certidão de casamento da minha madrasta. Poso dar entrada no pedido de cidadania para neto de Português sem ele ser casado com minha verdadeira avó que faleceu em 1933. É um pouco confuso mas lembrando sou neto de um dos filhos de meu avô que não era casado com minha avó Espanhola.
@Sidlouren
Eu notei que vc está fazendo a mesma pergunta em varios tópicos.
Por favor, concentre a suas dúvidas em um tópico.
Se quiser, pode ser no que eu já te respondi.
Desculpa, não foi de propósito, achei o fórum um pouco complicado.
Não estou conseguindo entender o mecanismo do fórum.
@Sidlouren tem uma mensagem minha com o @guimoss