Assento de batismo de Maria Rosa Guedes 13 de março 1899

Olá!

Estou em busca do assento de batismo da minha bisavó Maria Rosa Guedes.

Encontrei o cartão de imigração dela e também a certidão de óbito, mas ainda não consegui encontrar o assento de batismo da mesma.

As informações que tenho é que ela veio para o brasil ainda solteira e se casou com meu bisavô (Carmindo Ribeiro Guedes) aqui no Brasil. Os nomes dos pais dela: Antonio da Silva Guedes e Maria dos Santos Guedes.

Data de nascimento: 13/03/1899, local: Porto Portugal.

_______________________________________________________________


Vou entrar com pedido de cidadania portuguesa em nome do meu pai primeiro (Valdo Luiz Tadeu Guedes França - neto de português) e depois vou aplicar para a minha cidadania como filha. Estou utilizando os documentos do meu bisavô Carmindo Ribeiro Guedes (portugues - marido de Maria Rosa Guedes) como base do processo.

Encontrei a certidão de casamento deles e irei fazer a transcrição e já tenho em mãos o assento de batismo do Carmindo validado pelo CRAV.

O problema que estou enfrentando no momento é que nos documentos da minha avó Cândida Ribeiro Guedes ou Candida Guedes França (filha de Maria Rosa Guedes e Carmindo Ribeiro Guedes), o nome de Maria Rosa Guedes consta como Maria da Silva Guedes, igual consta o nome de sua avó.

Se estou fazendo por parte de Carmindo Ribeiro Guedes e Candida Guedes França, o nome de Maria Rosa (mãe de Candida) precisa estar correto ou consigo seguir somente pelo Carmindo?

Alguem consegue me esclarecer essa duvida? Obrigada!

Comentários

  • editado May 9

    @lecorredato

    deve ser este registro n°26 https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=467294 ...m0016.tif

    freguesia de Foz do Sousa / Gondomar / Porto

  • Ola @Kleber Silva Aguiar tudo bem?

    Uma dúvida: Era normal antigamente eles não colocarem o nome completo, ou até mesmo correto, da pessoa? Sabe me responder isso?

    Obrigada pela a sua ajuda! Nesse registro pode parecer mesmo mas os nomes não estão mas ordens corretas e a data de nascimento também está diferente da data que temos no cartão de imigrante dela. Não sei se eu conseguiria arrumar os documentos da minha avó e meu pai com os nomes estando incompletos e na ordem errada.

  • @lecorredato

    Os batismos eram só com o prenome mesmo. Era assim para todo mundo.

    Todos os outros pontos destacados por você eram relativamente comuns também: diferença nas datas de nascimento entre os documentos PT e BR; inversão da ordem de sobrenomes etc.

    Sobre o que precisa ou não retificar nos documentos BR, outros do fórum poderão opinar.

  • @CarlosASP Obrigada pelo esclarecer nesta parte Carlos!

    Eu descobri pela filha dela ontem que a data de aniversário que ela lembra de comemorar é a mesma do que consta neste registro. Então creio que seja este documento mesmo. Vou entrar em contato com o cartório do brasil para ver se eles aceitam esses e outros documentos que tenho com o nome dela completo como prova para fazerem a alteração! obrigada mais uma vez pela ajuda.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.