Nacionalidade Portuguesa

Ola, tenho uma duvida em relacao ao preenchimento do formulario 1C. Eu estou fazendo o processo para meu irmao, eu poderia ser a declarante dele? Preencher com meus dados e reconhecer no cartório minha assinatura? É preciso alguma procuração? Obrigada!

Comentários

  • LeoSantosLeoSantos Beta
    editado May 9

    O seu irmão é menor de 18 anos? Ou maior?

  • É maior, vive no Brasil mas eu vivo em portugal e ia fazer tudo por aqui (enviar pelo correio). Ele ja enviou os documentos pra mim, exceto procuração. Nao sei se é necessário.

  • @Ssthephany


    Será mais prático se ele preencher um novo formulário, reconhecer a firma e mandar logo o formulário assinado para você. Em vez de ter que fazer uma procuração, que também vai exigir firma reconhecida, mandar para você, e você ter que ir em uma conservatória para assinar o formulário na frente do funcionário...

    (mesmo com a procuração, você não pode simplesmente assinar o formulário e mandar o pedido pelos correios... ou seja, o que vocês estão tentando fazer, em vez de simplificar, termina por complicar e atrasar o início do processo)


    Minha sugestão: ele preenche e assina um novo formulário aqui no Brasil, com reconhecimento de firma por autenticidade. Manda esse formulário para você. Você junta com o restante dos documentos, bota num envelope e envia pelo correio de Portugal para a respectiva conservatória.

  • @Ssthephany ,

    Sim e necessário a procuração. Mas a menos que exista um motivo para que você seja a procuradora dele, não vale a pena o trabalho de providenciar uma procuração no Brasil e apostilar. Fica mais fácil e mais barato ele assinar o formulário 1C no cartório e enviar para você, já que os outros documentos ele já enviou. Você pode colocar tudo no correio ai de Portugal. Nem precisa ir pessoalmente, o que não faria nenhuma diferença em termos de prazo.

    Mas caso queira fazer a procuração, o IRN tem um modelo no link abaixo, é a terceira procuração, para maior de idade.

    https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/procura%C3%A7%C3%A3o%202.pdf?ver=2019-06-06-151648-553

  • sim, pensei nisso tambem. Mas tinha esperanças de nao ser preciso uma procuração e eu poder assinar e apenas reconher a assinatura em um cartorio. Pq os documentos dele esta datado a 08/01/24.. quase na data limite de envio. Mas obrigada pela informação! Vou correr atras disso

  • Acha que a copia do passaporte tem que ser autenticada? Pq vejo informações que sim, mas minha irma enviou uma copia simples e deu tudo certo.

  • Tem que ser apostilada

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.