Certidão de nascimento narrativa emitida pelo CRAV

Olá.

A certidão de nascimento narrativa digital, emitida pelo CRAV tem validade para a realizar a transcrição de casamento entre 2 portugueses?

Pedi pelo CRAV, pois estavam nos arquivos distritais.

Já possuo as 2 certidões conforme acima e a certidão de casamento ocorrida no Brasil.

Comentários

  • @cleytongoudard a orientação do fórum é a emissão em papel… não sei se aceitam digital

  • editado May 9

    @AlanNogueira o que eu quis dizer é que a certidão foi emitida pela modalidade digital enviada por download pelo próprio CRAV, obviamente ela será impressa.

    Minha dúvida é o tipo de documento.

  • @cleytongoudard obviamente você pode imprimir quantas vezes quiser o arquivo que lhe enviaram, mas serão meras copias impressas de um documento digital. A orientação é pedir a via fisica (em papel, com a assinatura a caneta e selo em alto relevo) diretamente do arquivo distrital pelo CRAV. Se leu o guia do forum com atençao, esta é a orientação dada lá. Mas nada impede que você tente usar estas que possui, se der certo depois conte aqui pois irá ajudar outras pessoas com sua experiencia.

  • editado May 10

    @AlanNogueira obrigado pela informação,

    vou pedir a versão em papel, pra não ter problema então.

    sabe quanto demora pra chegar?

  • @AlanNogueira retomando o assunto,

    Não sei se é uma situação nova ou se já foi esclarecido junto aos órgãos, mandei um e-mail e estou aguardando a resposta.

    A certidão narrativa na modalidade:

    "Método de entrega físico"

    "Descarregar a partir da web"

    Vem com certificação digital com chave digital de Portugal. Que pode ser conferida pelas autoridades portuguesas.

    Isso sempre existiu na certidão ou é coisa nova?

    Será que alguém pode fazer contato pra saber?

    Caso respondam meu email postarei aqui.

    Acho que é natural essa evolução. Não sei se alguém aqui no fórum já teve a experiência.

    Apesar de ter solicitado o envio em papel, gostaria de contribuir com essa informação.

  • O consulado respondeu ao meu e-mail.

    A resposta foi positiva.

    +++++++++++++++++++++

    Boa tarde,

    Sim, o documento será aceito.

    Ao anexar junto aos documentos necessário basta uma cópia da certidão narrativa e do certificado digital.

    ++++++++++++++++++++++++++

    Sendo assim, processos por meio do consulado está sendo aceito.

    Falta agora tirar a dúvida com o CRC.

  • Para conhecimento.

    Referente as certidões narrativas emitida digital, além de serem aceitas no consulado também foram aceitas na PG do Porto para apostilar.

    Sendo assim, @admin, acho interessante adicionar esta informaçãoção no Guia para Apostilar documentos em Portugal.

    Não precisa fazer toda aquela Manobra de emitir em papel pra enviar para PG.

    Basta fazer o pedido como descarga digital para o CRAV, mandar um e-mail para a PG do Porto anexando o arquivo que foi

    Eles respondem no mesmo dia. Preenchi o formulário que eles enviam e paguei pelo wise.

    No mesmo dia ainda eles apostilaram e enviaram o documento pelo correio.

    O arquivo digital impresso também é aceito pelo consulado para transcrição de casamento.

  • 1 - solicitar a certidão digital pelo CRAV ou Civilonline.

    2 - mandar e-mail para a PG do Porto solicitando o apostilamento do arquivo em anexo (certidão). porto.pgd@tribunais.org.pt

    3 - Preencher o formulário e assinar e fazer o pagamento conforme instruções recebido por e-mail. O número do documento para preencher o formulário pode ser brasileiro e não precisa cópia do documento.

    4 - Responder o e-mail anexando o formulário preenchido e o comprovante de pagamento.

    @Admin

  • @cleytongoudard Obrigado pelas informações,

    Uma dúvida, o que você escreveu por e-mail para conseguir receber o formulário e instruções de pagamento pelo e-mail da PG?

    Escrevi um e-mail à PG de Coimbra, a qual é a mais próxima de Guarda para o meu caso. Na mensagem que mandei, havia pedido o formulário para preencher, incluí minha certidão narrativa digital do CRAV, como também pedi instruções para o pagamento.

    Porém, recebi a resposta que deveria me referir ao site da PG, sendo necessário o envio por correio/impresso, ou marcar presencialmente em Portugal para apostilar. Falaram que somente documentos da área judicial de Coimbra são válidos para apostilamento, apesar da procuradoria da Guarda ter me informado que devo me referir à Coimbra para apostilamentos.

  • @thomasant manda email para a do porto.

    Tentei em outras 2 PG, porém foram métodos de atendimento diferentes. Inclusive a que teoricamente me atenderia, foi conforme o que você relatou.

    A PG do Porto parece estar mais evoluída em questões de assinatura digital.

  • @thomasant a PG de Coimbra era a que me atenderia e teve esses problemas.

    A do porto me atendeu de pronto e postou o documento via correio no mesmo dia do pagamento. Siga os passos que coloquei acima.

  • Eis o que eu escrevi no e-mail para a PG do porto.

    "Boa tarde.

    Gostaria de realizar o apostilamento do documento certidão narrativa de nascimento em anexo, emitido pelo Arquivo Distrital de Viseu.

    Solicito instruções.

    Atenciosamente."

    Pelo que entendi, eles apostilam arquivo assinado digitalmente por qualquer CRAV.

    Inclusive já registrei o documento em Cartório RDT sem nenhum problema.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.