Cidadania por neto com mãe falecida
Bom dia Pessoal.
Estou iniciando o processo de atribuição de cidadania de neto pelo meu avô.
Como sou iniciante eu fiz uma pesquisa e gostaria de saber se a lista de documentos que eu tenho que enviar está completa:
- Assento de nascimento do meu avô portugues
- Certidão de nascimento do filho do português (minha mãe) - inteiro teor REPROGRÁFICA apostila por haia
- Minha certidão de nascimento por cópia repografica com apostilamento de haia.
- Meu passaporte que consta filiação autenticado e apostilado por haia.
- Formulario emitido pelo site do irn com reconhecimento da minha assinatura presencial por autenticidade.
- Meu Registro criminal emitido no site da policia civil ou federal apostila por haia
Meu avô nao foi casado, com isso não preciso transcrever o casamento.
Minha mãe já falecida foi casada com meu pai. Existe a necessidade de transcrição de casamento dos meus pais?Caso não precise a transcrição do casamento dos meus pais, quais documentos dos meus pais preciso adicionar no processo?
Somente Lisboa está realizando o processo de neto ou tem outro lugar para enviar?
Comentários
@bnosilva
A lista recomendada pelo fórum é essa:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24046/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-formulario-1d
Seu avô PT foi o declarante do nascimento de sua mãe, antes de ela fazer um ano? Declarante é a pessoa que vai no cartório registrar a criança e assina o livro de registro. Olhe isso na certidão de nascimento de sua mãe. Isso é muito importante.
Pelo que entendi, sua mãe nunca foi, nem será cidadã PT. Só se transcreve em PT casamentos que envolvam ao menos um cidadão PT.
Só Lisboa para mandar processo de neto, veja no guia acima acima.