Tempo de resolução de processos

Bom día,

Chamo-me Felipe, dei entrada ao meu processo de nacionalidade por tempo de residencia em 17/05/23 na conservatória de Lisboa (campos da Justiça) o mesmo día recibí a chave para a consulta do processo, em setembro de 2023 foi enviado ao ACP e desde ai não tem andado, ficando na bolinha 1 verde (recebido).

O processo está quase a fazer um ano da entrada e é como se estivesse arquivado ou esquecido.

A semana passada escrevi ao ACP e responderam-me que o meu processo se encontra na seguinte fase: classificação, mas se fose assim já devia ter andado algo né?

Peço-vos o favor se alguém me pode dizer se isto é normal ou é o andamento relativo dos processo de cidadania.

Grato

Comentários

  • @Felipec

    Infelizmente é normal. Processos de netos, cônjuges e tempo de residência costumam ficar "na fila" (bolinha 1) uns 2 anos até começarem a movimentar e são concluídos uns 3 anos depois de iniciados. Sabemos que estão implementando novos processos e ferramentas para melhorar esses prazos, mas a realidade no momento é essa.

    O que recomendo fazer no momento é "esquecer" o processo pelo próximo ano (checando o site das bolinhas 1x por mês para ver se algo mudou).

    Boa sorte

  • @Felipec Sim é o "normal" atualmente, o que resta aguardar já que o IRN esta atolado em processos e famosa nova plataforma de nacionalidade não esta em 100% de funcionamento. seu processo esta praticamente no prazo de processos de filhos maiores e como esta em fase de classificação logo será analisado por um conservador e mudará de fase.

  • @ecoutinho Muito obrigado pela resposta que deu a mina duvida e sim, é melhor estar a checar o andamento do processo uma vez por mês. Obrigado novamente

  • @welinty Muito obrigado por ter respondido a minha duvida, mas a espera se faz mais longa entre que o processo se encontra em classificação e também ficando a saber que há processos nas mesmas datas de entrada que já pelo menos andaram um bocado.

    Grato pela resposta

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.