Tempo de resolução de processos
Bom día,
Chamo-me Felipe, dei entrada ao meu processo de nacionalidade por tempo de residencia em 17/05/23 na conservatória de Lisboa (campos da Justiça) o mesmo día recibí a chave para a consulta do processo, em setembro de 2023 foi enviado ao ACP e desde ai não tem andado, ficando na bolinha 1 verde (recebido).
O processo está quase a fazer um ano da entrada e é como se estivesse arquivado ou esquecido.
A semana passada escrevi ao ACP e responderam-me que o meu processo se encontra na seguinte fase: classificação, mas se fose assim já devia ter andado algo né?
Peço-vos o favor se alguém me pode dizer se isto é normal ou é o andamento relativo dos processo de cidadania.
Grato
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Felipec
Infelizmente é normal. Processos de netos, cônjuges e tempo de residência costumam ficar "na fila" (bolinha 1) uns 2 anos até começarem a movimentar e são concluídos uns 3 anos depois de iniciados. Sabemos que estão implementando novos processos e ferramentas para melhorar esses prazos, mas a realidade no momento é essa.
O que recomendo fazer no momento é "esquecer" o processo pelo próximo ano (checando o site das bolinhas 1x por mês para ver se algo mudou).
Boa sorte
@Felipec Sim é o "normal" atualmente, o que resta aguardar já que o IRN esta atolado em processos e famosa nova plataforma de nacionalidade não esta em 100% de funcionamento. seu processo esta praticamente no prazo de processos de filhos maiores e como esta em fase de classificação logo será analisado por um conservador e mudará de fase.
@ecoutinho Muito obrigado pela resposta que deu a mina duvida e sim, é melhor estar a checar o andamento do processo uma vez por mês. Obrigado novamente
@welinty Muito obrigado por ter respondido a minha duvida, mas a espera se faz mais longa entre que o processo se encontra em classificação e também ficando a saber que há processos nas mesmas datas de entrada que já pelo menos andaram um bocado.
Grato pela resposta
olá Felipe, tenho um processo pelo mesmo artigo. Gostaria de saber se já andou alguma etapa? O meu é de final de 2024, me disseram que a média é 2 anos nestes casos.
Obgd
@sarasoares20 Dei entrada ao meu processo em 17/05/2023 e estou a checar e ainda está na primeira fase (submetido), na media são dois anos mas eu já estou quase a fazer os dois anos e ainda nada de avanço.
Pelo que vi em outros tópicos é que o processo pode estar na fase 1 ou2 mas na realidade pode até estar concluido, mas eu acredito que o seu ainda está muito jovem para andar, mas também acredito que se entrou os seus documentos ao abrigo da nova plataforma até pode andar mais rápido.