Encontrar certidão de Nascimento dos meus bisávos

É possível encontrar certidão de nascimento dos meus bisavós somente pelo nome?

Antonio Marques dos Reis casado com Pacifica Gomes dos Santos também nascida lá em Portugal, infelizmente não sei o ano e local de nascimento. Seria possível somente pelo nome?

Comentários

  • @Ericavava


    Não é impossível e aqui no fórum tem algumas pessoas bem experientes que talvez possam ajudar. O nome "Pacífica" não é muito comum e isso facilita.

    No entanto, pesquise um pouco mais, tenho certeza que vai encontrar outras informações.

    Por exemplo, se vc tiver a certidão de casamento ou de óbito, lá encontrará pelo menos a idade que eles tinham, e com isso dá pra ter uma noção da idade.

    Se vc tiver a certidão de nascimento de pelo menos um filho ou filha desse casal, às vezes lá também vai dizer quantos anos eles tinham.

    Onde o casal morava no Brasil? Ou não chegaram a vir para o Brasil?

    Quanto mais informações você fornecer, mais facilita o trabalho daqueles que podem te ajudar.

  • @Ericavava

    Tem um possível candidato, mas precisa de algo mais para ter certeza e descartar ser homônimo.

    Ele emitiu 3 passaportes em ocasiões distintas para vir ao BR (1906, 1910, 1922). Em todos eles, o ano implícito de nascimento é por volta de 1870. É da freguesia de Arada, concelho de Ovar, distrito de Aveiro. Parece ter sido batizado em 31/03/1870 (mas isso poder ser um erro de indexação do registro do Family Seach; a conferir). Seria dessa família aqui; ela tem outros membros que vieram para o BR. Reconhece alguém como parente?:

    https://www.familysearch.org/tree/person/details/GR4C-S3N

    No momento o site do Arquivo Distrital de Aveiro está fora do ar, mas quando voltar se pode buscar o batismo desse Antonio para ver se há alguma anotação sobre o casamento dele na lateral:

    https://tombo.pt/f/ovr01

    E também tentar ver se há algo nos passaportes dele que indiquem o nome do cônjuge.

    Se não, pela outra árvore que tem no Family Search, dá para ver vários batismos de filhos do casal em MG.

    https://www.familysearch.org/tree/person/details/9N2P-FHG

    Infelizmente, MG é um estado onde há poucos registros civis disponíveis online. E batismos no BR muitas vezes não tem nomes dos avós.

    Aí, para avançar, teria que conseguir (com algum familiar ou no cartório) a certidão de nascimento de um desses filhos do casal, como já mencionado pelo colega. Nessa certidão, deve constar os nomes dos avós do registrado. Isso facilitará muito a pesquisa sobre Antonio e Pacifica em PT e confirmar se o Antonio da freguesia de Arada é o certo ou não.

  • @AlanNogueira aquela investigação mencionada de antes era dos bisavós do meu esposo..porque fiz um cadastro só no site fórum. Meu esposo inclusive já está dando entrada para a cidadania portuguesa.

    Hoje estou atrás dos meus bisavós, por isso uma nova busca. Obrigada pela ajuda.

  • Hoje fiz novas buscas no familysearch e descobri os pais paternos do meu bisavô Antonio Marques dos Reis (Pai: Antônio Gomes dos Santos e Mãe: Eliza Gomes dos Santos)

    Se alguém souber alguma informação. Eu agradeceria muito.

  • @Ericavava

    Pode compartilhar a fonte que tem para os pais de Antonio Marques dos Reis?

  • @CarlosASP segue o documento de nascimento de uma das filhas "Santicna" do Antonio Marques dos Reis que encontrei o nomes dos avós. Deduzi que fosse pais paternos pelo P.P. antes dos nomes. Número 224

    Em um documento de partilha de terras, consta o nome dele como Antonio Marques Gomes dos Reis. Outra coisa que encontrei é que ele tem um filho com o nome de Antonio Marques dos Reis nascido em Minas Gerais. Então não ao certo se o nome dele possa ser com o "Gomes" ou sem.

  • @Ericavava

    Eu não acho que esses sejam os nomes dos avós, mas sim dos padrinhos (que podem ser de alguma forma ligados à família). Antigamente era comum dobrar uma letra para indicar plural ao se abreviar algo, como EEUU para "Estados Unidos" (em espanhol se faz isso até hoje). Acho que os dois Ps são para "padrinhos".

    Talvez a Eliza seja essa pessoa aqui, me parece ser da mesma região e época:

    https://www.familysearch.org/tree/person/details/2M5T-5BD

    Tem também esse batismo onde Eliza aparece como mãe (é o último de todos, de José):

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939J-DNSQ-D8?i=4

    Olhe todos esses batismos de filhos de Antonio e Pacifica que achou para ver quem foram os padrinhos das crianças. Pode ser que dê alguma dica a mais sobre a família, pois muitas vezes eram parentes. Às vezes dá até sorte de dizer "tio do batizado", "avó da criança" etc.

    Já tinha achado o batismo desse filho do casal, Benjamim, em 1901? É o primeiro na página da direita:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939N-817M-Q?i=32

    Nesse batismo de Benjamim, vai ver PP de novo, para padrinhos,

    Infelizmente era comum essa variação de sobrenomes, sumindo e voltando (no caso do Gomes); mas assim você já sabe para ficar de olho nas diversas variações.

  • @CarlosASP primeiramente obrigada pela ajuda, com essa de dos Ps serem padrinhos, então realmente a Eliza não é a mãe do Antonio Marques dos Reis. Eu perguntei o meu pai e ele se recorda muito pouco, mas lembra de uma tal tia Eliza, vi nas informações que você me mandou que a Eliza foi casado com o José Marcellino nascido em Portugal e em uma documentação consta uma tal de Maria que nasceu em Coimbra filha de José do reis e neta de João dos reis, minha expectativa seja que esse José dos Reis possa ser irmão do meu bisávo Antonio Marques dos Reis. Você conseguiria verificar se na localidade de Friúmes, Penacova, Coimbra, Portugal, teria nascido Antonio Marques dos Reis? O problema que ainda não sei o nome dos pais e data de nascimento.


  • @CarlosASP pela conversa com meu pai essa Eliza Gomes dos Santos era irmã da minha Pacífica Gomes dos Santos e o pai delas se chamava Cezário Gomes dos Santos.

  • @CarlosASP pela conversa com meu pai essa Eliza Gomes dos Santos era irmã da minha Pacífica Gomes dos Santos e o pai delas se chamava Cezário Gomes dos Santos.

  • @CarlosASP pela conversa com meu pai essa Eliza Gomes dos Santos era irmã da minha Pacífica Gomes dos Santos e o pai delas se chamava Cezário Gomes dos Santos. Obrigada pela ajuda, com essa de dos Ps serem padrinhos, então realmente a Eliza não é a mãe do Antonio Marques dos Reis. Eu perguntei o meu pai e ele se recorda muito pouco, mas lembra de uma tal tia Eliza, vi nas informações que você me mandou que a Eliza foi casado com o José Marcellino nascido em Portugal e em uma documentação consta uma tal de Maria que nasceu em Coimbra filha de José do reis e neta de João dos reis, minha expectativa seja que esse José dos Reis possa ser irmão do meu bisávo Antonio Marques dos Reis. Você conseguiria verificar se na localidade de Friúmes, Penacova, Coimbra, Portugal, teria nascido Antonio Marques dos Reis? O problema que ainda não sei o nome dos pais e data de nascimento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.