Busca: Tenho todos os dados da minha bisavó, menos a paróquia/freguesia.

Boa tarde, espero que estejam bem!

Estou iniciando o processo dos meus familiares na cidadania. Ainda não encontrei a certidão de batismo. Os dados são:

Nome: Verginia Pereira

Filiação: José Pereira e Maria Candida

Data de nascimento: 30 Nov 1906

Cidade: Tondela

Para pesquisa, o CRAV solicitou a paróquia/freguesia, mas não consigo encontrar nos arquivos. Agradeço o auxílio de todos!

Atenciosamente,

Lara

Comentários

  • @larabarata

    Aqui. Ver TIF 129 (é o batismo lá embaixo; continua na próxima):

    https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1209792

    Ela é da freguesia de mesmo nome (Tondela) que o concelho, distrito de Viseu

  • @CarlosASP Muito obrigada mesmo pelo trabalho que você faz nesse fórum! Passei o dia todo olhando os livros de Tondela e não tinha encontrado.

    Se possível, existe alguma forma de saber se o casamento dela já foi transcrito (ela casou no Brasil), ouvi histórias de primas que poderiam ter ja entrado com a cidadania e se realmente já foi transcrito, pode-se utilizar para o processo?

  • @larabarata

    Como você pode ver no assento de batismo, ali não consta nenhuma anotação sobre o casamento.

    Mas isso não quer dizer que não possa ter sido transcrito.

    Não tem contato com essas primas? Para saber com mais certeza? Seria o mais fácil.

    A transcrição de um casamento só é feita uma vez; com isso os dados são entrados no sistema de registros civis de PT.

    Só consigo pensar em arriscar pagar 10 euros para o civilonline para pedir o assento de casamento. Não sei se eles conseguiriam achar, caso tenha sido transcrito, sem saber onde foi feita a transcrição. Precisaria dar uma olhada nos campos do pedido do civilonline para casamentos:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    A transcrição normalmente hoje em dia gera um assento de casamento, que é numerado no ano que foi feita a transcrição e na conservatória (ou consulado onde foi feito). Por exemplo, um casamento transcrito pelo consulado do Rio em 2023 vai ter a numeração xxx/2023 do consulado do Rio (independente do ano e local que o casamento realmente ocorreu), pois só entrou no sistema do registro civil em 2023.

  • @CarlosASP Obrigada pelas sugestões, entrei em contato e o casamento não foi transcrito, terei de realizá-lo, mas com as dicas aqui do fórum espero ser um procedimento tranquilo. Mais uma vez agradeço.

    Atenciosamente,

    Lara

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.