Retificação nome do Conjuge

Boa tarde pessoal,

Estou com o seguinte problema aqui, não sei se conseguem me ajudar.

Tenho as três certidões de nascimento necessarias

Avô POrtuguê: Serafim de Jesus

Filho do Portugues: João Baptista

Neto: Sebastião Oswaldo.


O caso é que na certidão do Neto existem inumeros erros.

PRIMEIRO: O nome do avô paterno está Serafim Paiva de Jesus (Correto é Serafim de Jesus apenas Paiva veio no meio e é o sobrenome advindo do pai dele)

SEGUNDO: O nome da avó (conjuge) está Elisiária Rosa (E existem grafias diferentes em cada documento Elizária Rosa, Elisária Rosa enfim com z ou com s com i e sem i)

TERCEIRO: O nome da mãe está alterado como se houvesse o nome de casada Maria Correia Baptista , mas na certidão de casamento dela não consta alteração do nome de solteira para nome de casada. Consta apenas Maria Candida Correa (sem o i e Sem Baptista)


Enfim, no caso de ir somente as certidões de nascimento, não hávera a divergencia dos conjuges porque nas certidões de nascimento nao aparece o nome delas. Aparece somente o da Elizaria Rosa, no nascimento do filho e depois do neto.

Preciso realizar estas retificações dos conjuges ou somente da linha direta do português? Não sei se ficou claro,

Aguardo ajuda

Comentários

  • @Brunagakb boa tarde tudo bem?

    O importante é você ter todas as certidões necessárias em mãos. Caso seja necessária alguma retificação, você conseguirá fazer com relativa facilidade pela via administrativa. Dito isto, você tem 3 opções:

    • Retificar tudo agora e mandar o processo com todos os dados certinhos (escolhendo esta opção, seu processo provavelmente não cairá em exigência, porém você terá um gasto significativo agora e de certa forma atrasará um pouco o processo);
    • Mandar o processo sem retificar, para ir garantindo o lugar na fila que não está pequena e ao mesmo tempo ir fazendo as retificações (Quando ficarem prontas você manda as certidões retificadas. Nesse caso você também tem gastos, porém não atrasa o processo);
    • Mandar sem retificar e somente retificar o que for exigido pela conservatória (é a opção mais econômica, porém corre o risco do processo cair em exigência);

    Eu pessoalmente iria na última opção, porque em PRIMEIRO era absolutamente comum naquela época os sobrenomes serem incluídos em algumas certidões e outras não. O importante é demonstrar que se trata da mesma pessoa, e como o sobrenome veio do pai, está plenamente justificado (verifique se os lugares e datas batem). Em SEGUNDO a CRC considera que pequenas divergências na grafia que não alteram a pronuncia, não precisam ser retificadas (isso já está estabelecido por experiência daqui). Em TERCEIRO a depender da época, a legislação daqui não exigia que constasse na certidão de casamento que a esposa adotava o nome do marido, isso era imposto pela lei da época.


    Tudo isso eu acredito que não dará problema nenhum, mas se quiser ter 100% de certeza, melhor retificar.

  • Olá @LeoSantos

    Muito Obrigada pela resposta.

    Tenho o assento de batismo vindo de Portugal (Serafim de Jesus 1881)

    Tenho copias do livro do vapor que vieram pro BRasil (Serafim com 13 anos 01/Jan/1895)

    Tenho a pagina da Hospedaria que ficaram em SP ao Chegar

    Certidão de casamento do Serafim no Brasil (1900) em inteiro teor e reprográfica

    OBS a Certidão de óbito do Serafim eu tenho a informação que ele morreu em Pirajuí em 1920, mas ja realizei as buscas no local e arredores e não encontrei; Pensei em enviar o processo sem ela e continuar procurando. Não sei mais onde procurar.

    Certidão de nascimento de João Baptista (1903 unico filho registrado pelo proprio pai portugues) em inteiro teor e reprográfica apostiladas

    Certidão de casamento de João Baptista ocorrido em Ibitinga 1924 (O cartorio disse que pegou fogo em 1980 - Ibitinga- e não tem como ter acesso aos livros - Porem tenho uma segunda via de 1942)

    Certidão de óbito de João Baptista em Paranavaí

    Certidão de nascimento do neto Sebastião Oswaldo em inteiro teor e reprografica apostiladas


    Em resumo me falta a certidão de casamento do Filho do portugues que não terei como ter acesso pois o cartorio pegou fogo e nao encontrei o óbito do portugues. Acha válido entrar mesmo assim com o processo?


    As retificações consigo fazer sem essas certidões nao encontradas.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.