Assento com erros

Bom dia!

Gostaria de saber se preciso fazer a retificação do meu assento, pois o nome do meu pai é ''Armindo Pereira Figueiredo'' e veio ''Armindo Pereira Figueredo'' e da minha mãe ''Maria Judith Frazão Figueiredo'' e veio ''Maria Judite Frazão Figueiredo''.

Eu enviei o e-mail pedindo a retificação, mas eles me responderam enviando o mesmo assento com os mesmos erros e fiquei na dúvida se realmente preciso retificar ou se posso dar entrada no cartão cidadão assim mesmo? Eles não me responderam mais.

Desde já agradeço caso alguém possa me ajudar.

Comentários

  • @Mafrafig


    Pelo que eu entendi, são dois erros:


    a) o nome do pai veio "Figueredo" em vez de "Figueiredo"

    b) o nome da mãe veio "Judite" em vez de Judith

    -----------

    O erro a realmente me parece um erro, embora não altere substancialmente a pronúncia, então não deveria dar problema.

    O erro b parece ser uma atualização ortográfica, também não altera substancialmente a pronúncia, então não deveria dar problema.

    A única questão, a meu ver, é se você está disposto a ficar discutindo com o IRN para pedir que corrijam. Ou se você está OK com a ideia de que o seu documento português fique ligeiramente diferente do documento brasileiro...

    Observe que a certidão em si não será alterada. Caso o IRN entenda que a sua reclamação faz sentido, a certidão será averbada, com uma anotação "Na data tal, registra-se que a escrita do nome XXX é alterada para XXX" ou algo parecido com isso.

    Aliás, dê uma conferida na certidão que eles enviaram, pois pode ser que você não tenha percebido isso ;-)

  • @Mafrafig

    Observe que a certidão em si não será alterada. Caso o IRN entenda que a sua reclamação faz sentido, a certidão será averbada, com uma anotação "Na data tal, registra-se que a escrita do nome XXX é alterada para XXX" ou algo parecido com isso.

    O erro na certidão será eterno, como frisou o @eduardo_augusto, o que será colocado é uma averbação na página 2, que retificação feita.

  • @Mafrafig

    Peça uma certidão no Civil Online, vai te custar 10 euros. Após o e-mail que eles mandam o código para imprimir aa certidão responda a eles que o nome dos seus pais estão com a grafia errada e que você gostaria que arrumassem. Nesse e-mail cite os erros e coloque os documentos que comprovem os erros. Exemplo: Sua certidão de nascimento inteiro teor apostilada ou certidão de nascimento dos seus pais inteiro teor, apostilada. Espero que você tenha o PDF ainda desses documentos, ou indique o número do seu processo de cidadania e peça pra eles conferirem os dados e atualizarem o assento.

    O Civil online vai contatar a conservatória do seu pedido e te colocará em cópia. Aguarde a conservatória se manifestar.

    Se tiver comprovação que eles realmente erraram, eles fazem a averbação e te avisam por e-mail.

    Minha prima tentou fazer o mesmo com o assento do meu avô que tinha uma letra trocada e do nome e outra divergência do avô materno dele. O Conservador recebeu o pedido do civil online olhou no livro e afirmou que o pedido de alteração do nome do meu avô foi indeferido, pois a letra era realmente a do assento, mas a do avô materno dele ela tinha razão. Ele fez na hora a alteração e pediu para consultar novamente o assento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.