Ajuda com certidão de batismo

Olá. Preciso de ajuda para encontrar a certidão de batismo da mãe de meu avô. Sabemos que seu nome de solteira era Maria Alves da Silva, filha de Sebastião Cândido Alves da Silva e Antónia Alves da Silva. Na certidão de um dos filhos seu nome consta como Maria Amélia Alves da Silva ou ainda Maria Emília. Maria Alves chegou ao Brasil adolescente, nasceu por volta de 1896 e 1909, mas a família acredita que foi em 1900 ou em 1903. Temos um problema com o nome dos pais dela. Na certidão de outro irmão não havia o Cândido e eram Sebastião Alves da Silva e Antônia da Silva. Ha ainda uma outra versão em que o pai de Maria Alves era Antônio Alves da Silva e sua mãe era Sebastiana Alves da Silva. Esse irmão morreu aos 18 atropelado por um trem, então a família tem certeza que é ele. Na família, contam que a confusão dos nomes era porque Maria rompeu relações com sua família quando casou com José Baptista da Silva(Filho). E José Baptista era alcoólatra e sofria de perturbações mentais, e pelo pouco contato com a família de Maria, acabava errando os nomes nas certidões, bem como dizia que Maria era brasileira, com medo de não conseguir casar ou registrar os filhos. Maria deixou um legado de cartas e diários muito bem inscritos, teve boa educação, era inteligentíssima e doce, mas teve um destino triste e muito pobre com o casamento que fez. O empobrecimento de seu marido coincide com a história do declínio dos engenhos em Pernambuco, e os filhos de Maria cresceram em absoluta pobreza. O pai de Maria (Sebastião) em seu leito de morte mandou chamá-la para lhe ajudar financeiramente, preocupado com ela e seus filhos. Mas ela recusou, alegando que o que ela desejava era a benção pro seu casamento. Ela não teve essa benção e morreu muito pobre e doente.

Gostaria muito de resgatar essa história. Podem me ajudar? Os prováveis locais de batismo/nascimento: regiões de Porto, Vila Real e Lisboa. Também acreditam que Sebastião pode ter vindo primeiro para o Brasil, onde arrendou terras em Pernambuco e foi agricultor, mandando buscar a família depois.

Comentários

  • @csouza você citou que achou a certidão de um irmão dela, quais os nomes dos avós (pais do Sebastião)?

  • @csouza no Family Search alguém indexou este registro como sendo dela https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGP5-2RKY

    Maria n. 45 https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/ViewerForm.aspx?id=781903 imagem m0024.tif

    Freguesia da Vitória, Concelho e Distrito do Porto

  • @AlanNogueira primeiramente muitíssimo obrigada pela ajuda e pela resposta! A certidão anexada no Family Search na verdade foi anexada por minha irmã mas não há indícios de que seja essa, infelizmente. Na verdade temos alguns dados de outros filhos de Maria, não irmãos. Segue a certidão do meu avô. Da irmã de meu avô, Maria Lindalva, temos apenas RG e óbito. Queria muito encontrar a de Maria Lindalva ou mesmo do filho João(temos apenas óbito) pra verificar se de fato o nome dos pais de Maria Alves seriam mesmo Sebastião Cândido Alves da Silva e Antonia Alves da Silva. Como João morreu atropelado por um trem aos 18 anos, não temos dúvida de que a certidão de óbito anexa é dele, e de que ele nasceu em 1938. Mas não conseguimos localizar a de nascimento, sendo a certidão de nascimento de meu avô(Luiz Gonzaga) a única que temos para saber o nome dos pais de Maria. Mas sabemos que naquela época muitos erros aconteciam, e é possível que fossem, na verdade, Antonio e Sebastiana, segundo a certidão de um outro filho(que não conseguimos garantir que se tratava realmente de filho dos dois). Fato é que, encontrar a certidão de nascimento desses outros dois filhos de Maria(Maria Lindalva Baptista de Souza e João Baptista de Souza) nos levaria a confirmar o nome dos pais de Maria, para assim buscarmos a de Portugal com mais certeza.



  • @csouza

    De fato não há prova de ligação, o nome é muito comum e não há nome dos avós para confirmar.

    A identidade de Maria Lindalva tem o número de uma certidão de casamento de Recife, talvez neste processo tenha a indicação do cartório onde nasceu (talvez Jaboatão dos Guararapes, como menciona sua naturalidade). Seria interessante achar o nascimento dela para comparar os nomes dos avós.

    A certidão de Luís Gonzaga foi emitida em “breve relato” (formato padrão de certidão) mas o ideal seria que você pedisse em inteiro teor, pode ser que no inteiro teor tenham mais dados que ajudem na busca. Quando for pedir a de Lindalva tente pedir no mesmo formato também.

  • Obrigada! Vou providenciar!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.