Prazo para os Antecedentes Criminais

Boa noite,

(Processo de Neto):

Resido no Canada e os Antecedentes Criminais daqui valem por 180 dias.

Isso significa que a conservatória devera receber meu processo dentro desses 180 dias? O mesmo com o antecedente do Brasil que so vale por 90 dias?

Por exemplo, com os antecedentes do Brasil e do Canada em mãos e todo o processo pronto para envio (certidões, pagamento, etc), a conservatória Central deve receber este envelope dentro de 90 dias da data de emissão dos antecedentes do Brasil (que tem prazo menor)?


Obrigada!

Comentários

  • @Taianemkd sim, deixe para tirar o antecedente criminal brasileiro por ultimo, já que tem validade "curta" e pode ser tirado pela internet. O envio via DHL para Portugal vai levar em media 5 dias (ou menos) então certamente chegará na validade. Boa sorte!

  • @AlanNogueira @Taianemkd


    Apenas para referência (já mencionei isso num post há alguns dias):


    enviei um envelope via DHL, saindo do interior do RJ, na segunda-feira, dia 15/04, na parte da tarde. Na segunda-feira seguinte, dia 22/04, na parte da manhã, foi entregue na ACP.

    Acredito que se tivesse levado o envelope na DHL na segunda-feira de manhã, teria sido entregue na sexta-feira da mesma semana.

    Custo arredondado de R$ 230.


    Ou seja: é bem rápido, mas paga-se por isso.

  • @Taianemkd @AlanNogueira @eduardo_augusto a questão da validade é bem complexa, porque várias pessoas viram seus processos caírem em exigência porque na análise desse documento foi pedida nova certidão de antecedentes criminais atualizada, porque a que estava lá, estava vencida. Não há a menor hipótese da certidão não estar vencida para todos os processos que necessitam dessa certidão. Assim, caso tenha a falta de sorte de cair com que essas pessoas, o processo necessariamente cairá em exigência e será necessário o envio da certidão atualizada.

  • @Destefano sim, há sempre esse risco mesmo... mas estou tratando do caso geral, a maioria acredito que não tenha essa exigência futura, mas se tiver azar o jeito vai ser enviar de novo... fato é que não dá pra prever :-(

  • @eduardo_augusto eu também acho o sistema de envio da DHL rapido e muito seguro, apesar de ser mais caro que os correios sempre recomendo pela segurança. Muitos colegas aqui no forum defendem que pode enviar pelos Correios - e de fato não há nenhum impedimento a isto -, respeito a posição de cada um (afinal é bem mais barato e o tempo de entrega não é tão grande) mas pessoalmente acho mais seguro o DHL. São muitos documentos originais apostilados com custo elevado a enviar no processo, acho que o custo a mais do DHL compensa pela segurança e rapidez :-)

  • @Taianemkd Segundo informações que tenho visto, a data de entrega dos documentos na Conservatória, conta como "data oficial de ingresso do pedido", como se o "protocolo" tivesse sido feito naquela data. Inclusive é este critério que adotam para efeito de posição do processo na fila, etc...


    O Canadá Post é famoso pela sua lentidão e frequente perda de documentos, nesse caso eu consideraria seriamente enviar pela DHL mesmo.

    Tire os antecedentes canadenses e apostile/traduza (caso for fazer) e por último tire a certidão de antecedentes brasileira (que não precisa apostilar). Fazendo isso terá mais chances do documento chegar à tempo na Conservatória antes do vencimento.

  • @LeoSantos @Alan @Destefano @Eduardo Alvim@eduardo_augusto

    Muito obrigada a todos pelos comentários.

    Sobre os Antecedentes do Brasil, eu também estou preparando o mesmo processo para as minhas duas irmãs.

    Ao invés delas emitirem os antecedentes do Brasil e pagar um DHL para enviar o papel pra mim no Canadá, eu poderia eu mesma emitir os antecedentes pra elas e imprimir aqui no Canadá?

    Eu sou a que estou juntando tudo pra enviar depois individualmente pra conservatória de Lisboa.


    Obrigada.

  • @Taianemkd

    Ao invés delas emitirem os antecedentes do Brasil e pagar um DHL para enviar o papel pra mim no Canadá, eu poderia eu mesma emitir os antecedentes pra elas e imprimir aqui no Canadá?


    Pode sim, qualquer um pode imprimir o atestado e a validação, desde que tenha os dados.


    O problema é que para fazer o pedido, elas vão precisar mandar o formulário assinado por elas e com firma reconhecida por autenticidade, ou seja, assinada na presença do escrivão. Como vc vai conciliar isso?

  • @Taianemkd


    Ao invés delas emitirem os antecedentes do Brasil e pagar um DHL para enviar o papel pra mim no Canadá, eu poderia eu mesma emitir os antecedentes pra elas e imprimir aqui no Canadá? Eu sou a que estou juntando tudo pra enviar depois individualmente pra conservatória de Lisboa.


    De qualquer modo, suas irmãs terão que te enviar também todo o restante da documentação... formulários assinados e com firma reconhecida por autenticidade, além das respectivas certidões de nascimento, e eventualmente de casamento para evidenciar mudança de nome...

  • @LeoSantos

    Elas irão me enviar por DHL os formulários assinados e com firma reconhecida.

    Eu só gostaria de tirar os antecedentes delas por último, já que só valem por 90 dias.

    Obrigada.

  • @eduardo_augusto

    Elas já me mandaram todas as certidões através de uma amiga que acabou de voltar do Brasil.

    Quanto aos formulários 1D, elas irão assinar e reconhecer firma e me mandar por DHL.

    Aí eu deixo então os antecedentes pra tirar bem perto de enviar tudo pra conservatória.

    Muito obrigada!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.