Servir ao exército português

Olá, tenho um filho que é Cabo no Brasil no exército, gostaria de saber se ele pode "transferir" para Portugal e permanecer no serviço militar.

Ele tem mais 5 anos de serviço como cabo, após passa a sargento.

Obg

Comentários

  • @Lilianebastos


    Acredito que isto não seja possível, uma vez que a legislação portuguesa veda que militares de outros países venham adquirir a nacionalidade por atribuição, sendo motivo para oposição nos termos do artigo 9o. da Lei da Nacionalidade.

  • @LeoSantos @Lilianebastos

    "(...) gostaria de saber se ele pode "transferir" para Portugal e permanecer no serviço militar."

    Acho pouco provável que possa transferir de um para o outro, porém, penso que isso deva ser perguntado diretamente para o Exército Português.

    Acredito que isto não seja possível, uma vez que a legislação portuguesa veda que militares de outros países venham adquirir a nacionalidade por atribuição, sendo motivo para oposição nos termos do artigo 9o. da Lei da Nacionalidade.

    Isso não é uma verdade, Leo. A legislação veda que militares optem pela nacionalidade por aquisição, por atribuição, não há qualquer vedação da lei portuguesa, resta saber se há alguma vedação da lei brasileira.

    O art. 9º da Lei de Nacionalidade Portuguesa (LNP) não trata de processos do tipo de atribuição. Aliás, ele é ainda mais restrito. O referido art. é pertinente aos casos de aquisição da nacionalidade por efeito da vontade, ou seja, são aqueles casos onde a Aquisição por filhos menores ou incapazes, Aquisição em caso de casamento ou união de facto e Declaração após aquisição de capacidade. Perceba que nem os casos relativos a Aquisição da nacionalidade por naturalização sofrem efeitos do art. 9º.

  • LeoSantosLeoSantos Beta
    editado April 24

    @Destefano quando estava escrevendo o comentário, coloquei "atribuição", quando quis dizer "aquisição".

    Tanto que me referi ao artigo 9, que claro, trata apenas de aquisição.

    Mas você tem toda razão, fica aí a correção, apesar de ter sido um simples erro de digitação.

  • Pelo que me recordo de uma consulta no final do ano retrasado é vedada a aquisição de nacionalidade de membro de forças armadas estrangeiras mas nada impede de tentar a atribuição, mas transferência de cargos de uma força armada estrangeira que nem faz parte do bloco defesa da NATO é acho impossível ocorrer, mas pode ele pode se candidatar e prestar os concursos do exército para praças e oficiais sendo cidadão por atribuição.

  • No caso acredito ser dificil a obtenção até mesmo da cidadania à @Lilianebastos dado ao discutido no tópico anterior https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/25482/certidoes-portuguesas-de-avos-paternos#latest salvo se verificada a existencia de algum outro registro de nascimento português da avó, uma vez que apesar da história familiar todos os documentos encontrados indicam que ela era brasileira.

  • Gente obrigada pelas respostas, vou me informar no exército português.

    Muito grata.

    Como dizem no Brasil... vocês são 10!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.