Bisavos portugueses
Olá, minha avó nasceu em Portugal mas foi registrada no Brasil, porém na certidão de nascimento dela consta os pais dela portuguêses e avós também portugueses.
O advogado falou que por meu pai(brasileiro) e avó (registrada no Brasil) ambos falecidos eu não consigo a cidadania.
Achei as os nomes dos mesmos.
Pai: Fernando Afonso Teixeira Bastos nascimento 23/02/1949
Avó paterna: Carminda de Jesus Affonso ( bastos) nascimento: 31/03/1931
Bisavós paternos: Francisco alves affonso e Rosaria Maria
Trisavos: João Alves Affonso
Maria Beatriz Alves Affonso
Francisco Felippe
Jezuina de Jesus
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Lilianebastos
Se a sua avó é a Carminda, de onde você conclui que ela "nasceu em Portugal mas foi registrada no Brasil" ?
A certidão de nascimento diz até onde ela nasceu, "na rua Santa Christina" (Rua Santa Cristina - O que saber antes de ir (ATUALIZADO 2024) (tripadvisor.com.br)), que fica no Rio de Janeiro.
Se a sua avó nasceu no Brasil, e se o seu pai também nasceu no Brasil, e considerando que nenhum dos dois obteve em vida a nacionalidade portuguesa, você não tem direito à nacionalidade portuguesa, pois a lei reconhece a transmissão até o 2º grau (neto).
@Lilianebastos
Atente-se aos documentos encontrados no topico anterior https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/25482/certidoes-portuguesas-de-avos-paternos#latest no seu caso infelizmente não é possivel pedir a nacionalidade.
@eduardo_augusto , obrigada por responder.
Eu conclui a informação sobre minha avó ter nascido em Portugal por meio de meu pai e tios. Ela foi já nascida pro Brasil ( não sei como, acho que de barco) e foi registrada já com idade mais avançada, segundo eles.
Mas meu pai nasceu no Brasil e já é falecido. Então não terei como pedir cidadania pois ele já está morto. Infelizmente achei meus bisavos e trisavos.
Mas obrigada por responder