Dúvidas sobre o assento

Boa tarde pessoal,

Processo de filho enviado em 05/2023, terminado na semana passada em Porto, passou da bolinha 2 para a bolinha 7 em um mês.

Qual o período médio que está demorando para criarem o assento e de que forma eu vou receber essa informação?

Obrigado

Comentários

  • @joaobbueno


    Infelizmente no momento não é possível fazer nenhuma previsão sobre a criação de assento. Pode ser que leve uma semana, pode ser que leve seis meses.

    Isso porque estão ocorrendo várias mudanças nos processos de nacionalidade, além de mudanças de ordem política e organizacional, que juntas, fazem com que tudo esteja andando "a passos de tartaruga".

    Teoricamente você receberá o assento por e-mail, quando ele for criado.

    Não há muito que fazer, além de aguardar. As pessoas que estão tentando contato com as conservatórias estão recebendo uma mensagem padrão de que o novo sistema eletrônico de processos está em fase de implementação.

  • @joaobbueno Ninguém sabe, estão esperando a emissão automática dos assentos, porque a nova plataforma de nacionalidade era para emitir o assento de nascimento após ser despachado (bolinha 6) porém estão terminando de arrumar o sistema e até esta tudo parado para emissão de assentos de todos processos aprovados.

  • Obrigado pelos esclarecimentos. Para eu dar entrada no meu processo, preciso esperar o número do assento do processo q foi finalizado agora? (meu pai). Outra questão, eu preciso averbar o casamento dele em portugal antes de dar entrada no meu processo? As certidões enviadas constam que ele é casado com minha mãe.

  • editado April 24

    @joaobbueno

    Sim, precisa esperar a emissão do assento de nascimento de seu pai. O processo de nacionalidade dele só termina com essa emissão.

    Olhe a sua certidão de nascimento: veja quem foi o declarante (quem foi no cartório te registrar e assinou o livro). Se foi seu pai (agora cidadão PT) antes de um ano de idade e o nome dele está idêntico ao do processo de nacionalidade PT dele (o que virá no assento PT), então não precisa transcrever o casamento dele para o seu processo de nacionalidade como filho de um PT (artigo 1C).

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.