Cartao cidadao e passaporte

Moro em minas e meu irmao mora em santos

Processo de filho foi aprovado e preciso tirar cartao cidadao e pasaporte ?

Posso tirar em são paulo ou rio de janeiro ?

Uma pessoa de sao paulo disse que tirou no rio 

Sou obrigado a tirar em minas por ser de minas ?

Comentários

  • @jeferson maduro

    Em geral, não se é obrigado a tirar CC se você não vai viver em PT. Mas o CC é o documento que facilmente mostra sua nacionalidade PT, não apenas em PT mas em toda a União Europeia (e Espaço Schengen, que tem uns outros países como Suiça, Noruega etc). Recomendo tirá-lo quando puder; não custa caro etc. Tem um tópico sobre esperar uns meses para pegar o modelo novo já:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/341755

    Talvez alguns consulados no BR queiram ver um CC para certos serviços; aí vai depender deles, que tendem a ser mais realistas que o rei em muitos assuntos (por isso, entre outras razões, é que se recomenda fazer a nacionalidade direto em PT, sem passar por consulados). E vai depender se você precisa ou não desses serviços.

    Por exemplo, parentes idosos meus que só fizeram a nacionalidade para "passar" para descendentes não tiraram e nunca vão tirar o CC; pois não vão a PT ou sair do BR etc etc. Vão viver e morrer no BR o resto da vida; um CC tem efeito zero na vida deles.

    Também o passaporte, muita gente que mora em PT e não vai viajar para fora da UE, não tira nunca (igual muita gente no BR que nunca teve na vida um passaporte BR). Pois dentro da UE (e Espaço Schengen) podem viajar só com o CC.

    https://europa.eu/youreurope/citizens/travel/entry-exit/eu-citizen/index_pt.htm

    Alguns aqui no BR, que querem viajar para os EUA sem tirar o visto americano, tiram sim o passaporte, pois PT não precisa de visto para EUA (só o ESTA, que é muito mais barato e menos complicado de obter).

  • Pessoal, estou tentando agendar no Portal das Comunidades o agendamento para meu primeiro Cartão Cidadão e Passaporte, mas não tem vaga em Curitiba nem região perto, somente Rio de Janeiro e BH.

    Alguem sabe se no Consulado em Curitiba eles vão liberando vagas aos poucos, como é?

  • editado April 25

    @juliassantos

    Tem que ficar tentando, é difícil mesmo agendar vagas para muitos consulados no BR. Entre várias vezes, todo dia, até dar a sorte de aparecer uma.

    Pode ver se te respondem algo no email curitiba@mne.pt

    Dependendo de onde mora em PR ou SC, pode ver se conseguir uma vaga nas chamadas "permanências consulares", quando o pessoal do consulado vai para Londrina, Maringá e Florianópolis em datas específicas para fazer esse tipo de atendimento, funciona para você. Se for o caso, pergunte isso no email também (e como agendar, pois também precisa). Essas parecem ser as datas desse ano:

    https://saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/permanencias-consulares#vice-consulado-de-portugal-em-curitiba

  • @CarlosASP Pois é, bem difícil mesmo. Vou tentar na data dessa permanência consular, no entanto, mandei email no curitiba@mne.pt para agendar horário, mas como sempre não respondem. Vou continuar tentando....

    Obrigada por toda ajuda!

  • Estou aguardando a emissão da certidão portuguesa para dar entrada no meu CC, atualmente moro em Curitiba e pensei em fazer aqui mesmo no consulado, mas me desanimei com essas informações passadas pela @juliassantos 😕

    Bom, na pior das hipóteses, terei que tirar uma semana para ir ao RJ ou SP para pedir esse documento, o que acho um absurdo, pois se em minha região existe um consulado, porque eles não podem fazer?... falta de pessoas? OK, mas tem que haver um plano de contingencia! pois se não podem fazer esse serviço básico, então porque existem... 🤨 (bom, ai é a minha opinião👍️)


    E agradeço a dica de @CarlosASP, pensando bem, não vejo a necessidade de tirar o passaporte para ir a Portugal ou união europeia!, pelo menos nesse momento.😁

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.