Prazo de apostilação e envio

Olá pessoal, recebi meus documentos apostilados dia 24/01, e por problemas pessoais só consegui organizar agora para enviar.

O prazo de 90 dias do apostilamento, conta no dia que eles recebem em Portugal, ou a partir do meu envio?

Pergunto pois se for do envio, poderia enviar hoje ou segunda-feira, mas se for quando eles receberem tenho receio de perder o prazo.

Caso demore mais para chegar, eu perco a validade dos documentos?

Comentários

  • editado April 19

    @arthurimb


    Talvez você esteja se confundindo com alguma outra coisa. Apostila não tem prazo de validade.


    Se tiver mais alguma dúvida é só perguntar.

  • Sempre achei que o Apostilamento de Haia durava apenas 90 dias. Não é isso?

  • 90 dias é o prazo de validade dos antecedentes criminais.


    Não esqueça de tirar novamente ao mandar o processo (não precisa apostilar)

  • Ah perfeito! Me confundi então, achei que o prazo de 90 dias era do apostilamento. Vou tirar uma nova de antecedentes então. Eu apostilei pois na lista de docs dizia que precisava: 5. Atestado de antecedentes criminais apostilado do requerente de todos os países em que tenha vivido após ter completado 16 anos, com tradução, se escritos em língua estrangeira que não seja inglês, espanhol ou francês.

    Basta eu imprimir pela internet?

  • Essa parte se refere a certidão de outros países.


    O Requerente morou fora do Brasil?

  • editado April 19

    Não, apenas Brasil. Então basta imprimir, ou precisa autenticar?

  • Emita a certidão, faça a validação e imprima tudo, como descrito no guia.


    Não precisa apostilar

  • Boa noite pessoal! Aproveitando o tópico por ter assunto semelhante, pergunto:

    A certidão inteiro teor copia reprográfica do meu filho foi emitida em 01/2023, portanto mais de um ano. Posso enviar a mesma para ACP Porto ou preciso de uma emitida com menos de 1 ano ou 6 meses?


    Obrigado.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.