Atribuição de Nacionalidade filho maiores em Conservatórias

lwmoreira011lwmoreira011 Member
editado April 18 em Processos de Atribuição

Boa tarde a todos, gostaria de saber se alguém já fez o pedio de atribuição por conservátórias de cidades menores para que o processo tramite mais rápido, alguém tem alguma informação sobre?

Comentários

  • @lwmoreira011


    Boa tarde a todos, gostaria de saber se alguém já fez o pedio de atribuição por conservátórias de cidades menores para que o processo tramite mais rápido, alguém tem alguma informação sobre?

    Sim. A informação é: não faça isso. Siga a recomendação do fórum e mande seu pedido para o Porto.

    Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C — Fórum Cidadania Portuguesa

  • @eduardo_augusto Bom dia amigo, obrigado pelo retorno, afins de curiosidade pode me explicar sua experiencia?

  • @lwmoreira011


    Processos enviados para conservatórias menores tem vários "poréns"... costumam ter menos conservadores. e assim que alguém anuncia que teve um processo que acabou mais rápido na conservatória X, rapidamente aquela conservatória é inundada de processos - e aí atrasa pra todo mundo. por ter menos conservadores, também são mais afetadas pelo que acontece com cada conservador. pega uma conservatória pequena, com dois conservadores... um fica doente, o outro sai de férias, resultado, todos os processos param. além disso, a média de idade dos funcionários do IRN é a mais alta do serviço público de Portugal. Eles estão sobrecarregados, cansados, e muitos já ansiosos para sair. São pessoas que muitas vezes não tem paciência para ficar "atualizando site das bolinhas" ou respondendo e-mails de gente ansiosa...

    já na ACP, tem vários conservadores, tem equipes, tem mais recursos... os processos seguem um mesmo padrão... e como tem mais gente que manda para a ACP, é mais fácil você comparar o tempo do seu processo com o de outras pessoas...

    volta e meia aparece alguém aqui, "oi, pessoal, mandei meu processo há anos para a conservatória Y e tá na bolinha 1 até hoje. alguém sabe de alguma coisa ?" mas ninguém nunca mandou processo pra lá, não tem base pra comparação...


    é isso...

  • @lwmoreira011 funciona mais ou menos assim:


    O Arquivo Central do Porto é ENORME, e conta com dezenas de conservadores que estão acostumados a receber esses pedidos de nacionalidade, processar, decidir, etc...


    Houveram muitos problemas em GERAL nos últimos meses, por conta da mudança de sistema (Portugal implementou um novo sistema que eletrônico), porém o processo lá sempre tramita num prazo razoável e previsível.


    As outras conservatórias menores geralmente tem UM ou DOIS conservadores, para processar e decidir TUDO, contratos, registos prediais, nacionalidade, etc...

    Pode ser que você dê sorte e saia rápido mandando para uma conservatória menor, porém a probabilidade é que o processo vai ficar parado esperando esse único conservador ter tempo de fazer o seu processo.

    Isso quando esse único conservador não se afasta do trabalho por algum motivo (doença, férias, aposentadoria...)

    Por isso a recomendação é sempre mandar pro Porto.

  • @eduardo_augusto muito obrigado pelo relato amigo, realmente imaginei que por alguma conservatória tramitaria mais rápido mas seu relato foi bem coerente, e faz todo sentido, sabe dizer quanto tempo em média está levando para sair enviando por ACP Porto?

  • Obrigado pelas respostas, fiz a pesquisa aqui antes de perguntar!

    A primeira vez que pesquisei sobre a nacionalidade, foi qdo o meu pai se interessou em pegar a dele, em 2018, e na minha pesquisa rápida no google, diziam naquele tempo, que se fizesse o processo em algum cartório (conservatória) em uma cidade pequena em Portugal, o processo terminava até uma semana. Fiquei com isso na cabeça até hoje!! 😅

    @lwmoreira011 o processo do meu pai levou exatamente 13 meses, de novembro de 2019 a dezembro de 2020. não sei se pela idade do meu pai (74) influenciou isso.

    O meu começou em Março de 2021 e já está na fase 7 agora (aguardando o registro civil), no meu caso houve um problema em setembro de 2022, tive que enviar uma nova copia da minha certidão de nascimento em inteiro teor, pois a que eu enviei estava errada! acho que foi por isso que está demorando tanto!! mas pelos relatos aqui no fórum, entre 2 anos a 3 anos de demora! infelizmente a demanda está altíssima!

    Todos os processos acima, foram enviados para Lisboa por correios!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.