Transcrever Casamento

Boa tarde

Sou brasileiro com cidadania portuguesa, sou casado com brasileira, minha dúvida é se tenho que transcrever meu casamento aqui no Brasil antes de me mudar para Portugal, ou posso levar todos os documentos e transcrever já em Portugal, morando?

Obrigado

Claudio

Comentários

  • editado April 9

    @Claudiopsilva pode transcrever apenas em Portugal.

    Em tempo: isso é uma faculdade sua, transcrever aqui ou lá, apenas tem a obrigação de transcrever

  • @Claudiopsilva

    Tanto faz transcrever antes de se mudar, estando no Brasil, ou já vivendo em Portugal depois de mudar. O importante é que faça assim que puder para garantir à sua esposa os direitos dela como cônjuge.

    Parece que os consulados do RJ e SP/Santos voltaram a transcrever casamento com um prazo decente (coisa de dias). Na minha opinião vale a pena já fazer e ir para Portugal com isso resolvido, mas não é um problema se você fizer quando estiver por lá.

  • @Destefano, @ecoutinho

    Obrigado pela rapidez na resposta, gostaria de saber tbm existe a possibilidade de encaminhar os documentos para alguma Conservatória realizar esse procedimento, sem ter que ir obrigatoriamente a um Consulado aqui do Brasil.

  • @Claudiopsilva faça isso com calma, já que está pensando em fazer isso em Portugal. Depois que chegar lá e for fazer isso, aí pergunte novamente, porque tudo muda a todo instante. O que é tranquilo hoje, amanhã pode não ser. E procure saber alguma conservatória próxima ao local para aonde vc for.

  • editado April 9

    @Claudiopsilva

    Apenas para esclarecer: fazer via consulado não significa ter que agendar, ir pessoalmente, pegar fila etc.

    Vc junta a papelada, manda tudo por correio, paga e recebe a certidao de casamento portuguesa por correio quando estiver pronto. Isto posto, tanto faz trabscrever no Br ou em Pt.

  • @Destefano, @ecoutinho

    Muito obrigado pelas informações!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.