Início processo nacionalidade Neto

Olá!! a todos. Sou novo aqui ☺️ 🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇧🇷🇧🇷🇧🇷

Sou neto de Portugueses, quero solicitar a nacionalidade portuguesa por atribuição (meu pai é sistemático, não quer solicitar a cidadania dele por atribuição) por isso vou pular meu pai e tentar a nacionalidade por ser neto de Portugueses. Alguns anos atrás eu tentei mas acabei desistindo e consegui juntar alguns documentos.


Documentos que já tenho:

- Certidão Narrativa de nascimento do meu avô, solicitado no site do CRAV.

- Cópia simples da página do Livro Paroquial de batismo/nascimento do meu avô.

- Cópia reprográfica de inteiro teor do Registro de Nascimento do meu pai apostilada (2018)

- Cópia apostilada do RG do meu pai (2018)

- Certidão de casamento dos meus avós em Portugal no ano de 1918.


Obs.:

- Meu pai é filho dos portugueses.

- Meu avô é o declarante de nascimento do meu pai.

- Meus avós portugues se casaram em Portugal no ano de 2018.

- O nome do meu avô no Livro Paroquial de Batismo de 1906 só está escrito o primeiro nome Moisés e na Certidão de narrativa está assim Moisés*** (Moisés seguido de três asteriscos) todos os outros documentos do meu avô está com o sobrenome, Moisés da Silva.

- Minha mãe casada com meu pai faleceu em 2021. 

- Meu pai se casou novamente em 2023.


?Dúvidas? Perguntas:

1 - Tenho que atualizar e fazer outra cópia do registro de nascimento do meu pai por ele ter se casado novamente?

2 - Precisa da cópia Narrativa da Certidão de Nascimento do meu pai?

3 - Cópias de documentos com Apostila de Haia, tem validade?

4 - Terei problema com nome.do meu avô? Ex.: Moisés/Moisés***/Moisés da Silva. 

5 - Preciso fazer algumas transcrição?

6 - Retificar nome do meu avô?

7 - Mais documentos? Quais?

8 - Dicas?


Obrigado a todos!!

Comentários

  • @Luis Americo dá uma olhada no guia, tem tudo o que você precisa:


    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24046/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-formulario-1d

  • @Luis Americo


    Sou neto de Portugueses, quero solicitar a nacionalidade portuguesa por atribuição (meu pai é sistemático, não quer solicitar a cidadania dele por atribuição) por isso vou pular meu pai e tentar a nacionalidade por ser neto de Portugueses. Alguns anos atrás eu tentei mas acabei desistindo e consegui juntar alguns documentos.


    Converse novamente com seu pai, tente explicar as vantagens... ofereça-se para fazer todo o trabalho por ele. A única coisa que ele de fato precisa fazer é comparecer ao cartório e assinar o formulário - na verdade tem alguns cartórios que até vão na casa da pessoa... Apele para o lado emocional, diga que isso reforçaria o legado da família e um reconhecimento do sacrifício do seu avô (ser um imigrante é sempre de certa forma um trauma)...

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.