Processo de neto: nome de casada ou solteira da mãe?

Olá pessoal,

Vou dar entrada no pedido de nacionalidade como neta de português (meu avô).

Minha dúvida é relacionada ao preenchimento do formulário 1D: minha mãe alterou o sobrenome dela quando se casou, depois de alguns anos se separou e voltou a usar o nome de solteira. Quando eu nasci a minha mãe ainda era casada e em todos os meus documentos consta o nome de casada da minha mãe.

Dúvida 1: No formulário 1D, quando o nome da mãe é solicitado, deve ser preenchido o nome de casada da minha mãe (tal como consta no meu RG)? Pergunto isso pois aqui no Brasil fui orientada a sempre usar o nome de casada da minha mãe quando for necessário fornecer minha filiação, independente dela tê-lo alterado após a separação.

Dúvida 2: No meu assento português, virá o nome de casada da minha mãe quando for citada a filiação?

Comentários

  • editado April 8

    @DanSil

    Primeira coisa: Já avaliou ao invés de fazer o pedido como neta de português, fazer o de sua mãe como filha e depois o seu? Processo de neto atualmente leva de 3 a 4 anos para concluir e tem muito mais requisitos (e, portanto, pontos para haver problemas ou questionamentos) que de filho. Minha recomendação é avaliar com carinho, mesmo que sua mãe não precise/não queira a cidadania. Para ela não haverá obrigação alguma com o governo português, se ela não morar lá.

    Sobre suas dúvidas (supondo que vai seguir como neta mesmo):

    1 - Coloque o nome da sua mãe exatamente como aparece na sua certidão de nascimento (acredito que seja o nome de casada)

    2 - O nome de sua mãe virá exatamente como na sua certidão de nascimento brasileira.

  • @DanSil esse relato aí não bate com a pergunta que você fez aqui:


    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/25417/filho-nome-da-vo-na-certidao#latest

    @Admin

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.