minha irmã quer tirar cidadania mas é casada

pessoal minha irmã é casada e quer tirar a cidadania, sendo o meu pai portugues tem alguma diferenca ou o procedimento é igual para solteiros, ela ja tem certidao de inteiro teor e certidao de nascimento do meu pai!

Comentários

  • Fanny

    A única diferença seria a Transcrição de Casamento, para que os filhos dela venham a ter direito.
    Quando ela solicitar a Nacionalidade mandar os documentos e o formulário pedindo junto a Transcrição de seu casamento.
    Se não for do interesse dela ela pode dar entrada tb como solteira, mas seus filhos, se os tem, não teriam direito.

    Abraços.
  • Oi Fanny, 

    Transcrição de casamento é um processo e nacionalidade é outro, só se transcreve casamento de portugueses, ou seja, quando o processo for aprovado é que se faz a transcrição!  Até lá, o processo de nacionalidade é igual para filhos casados ou solteiros.

    Se for fazer o pedido de nacionalidade pelo Consulado mande os dois processos no mesmo envelope mas pague os emolumentos separadamente  com documentos separados também. (só o envelope que vai ser igual)

    Se for fazer por lisboa a nacionalidade ou pelo Porto não mande documento algum referente a transcrição de casamento pois nem a CRCentrais de Lisboa e nem ACP do Porto fazem transcrições, apenas nacionalidade.

    Nesse caso se espera o processo ser concluído e manda-se via correio para alguma conservatória do registro civil os documentos para que se transcreva o casamento.

    Ou pode fazer a nacionalidade por correio e fazer só a transcrição pelo consulado, como são processo diferentes você que escolhe, mas o importante é que primeiro seja feita a nacionalidade, independente de onde você vai mandar.


  • Hermano, então ela deve preceder exatamente igual ao meu processo certidao inteiro teor legalizada pelo itamaraty, Rg autenticado em cartório e consulado, e modelo 1C preenchido?
  • Sim! 

    Mandem para o Porto e depois ela faz a transcrição do casamento dela ou pelo consulado ou pelo correio mandando para alguma conservatória... eu fiz a transcrição do meu avô por Esposende, já fizeram pela de Guimarães também.


  • Hermano,

    A minha nacionalidade ainda não saiu e o Consulado me mandou a documentação de volta com a Exigência da Transcrição de casamento.
    Minha irmã que já solicitou e que já saiu, informaram para mandarem tudo junto, em envelopes diferentes para Nacionalidade, Transcrição.
    Só estou tentando ajudar com informações diante do que está acontecendo comigo.

    Fanny peço-lhe desculpas, mas aconteceu comigo, estou aguardando o resultado da exigência, pois não enviei a papelada da Transcrição junto com o pedido de nacionalidade, como fez minha irmã e que deu tudo certo, por esta razão caiu em exigência e com isso o processo volta para outra fila.

    Vou me omitir daqui para frente pra não prejudicar o andamento desta comunidade.

    Boa Sorte.


  • Oi Angela, Se ela fosse fazer o processo dela pelo consulado é uma coisa, mas ela vai fazer pelo Porto, se atente a isso!


  • Falei sim no meu caso sendo feito pelo Consulado do Rio, não atentei se ela iria fazer por outro lugar. Respondi somente a ultima pergunta.

    De qualquer maneira vou realmente me omitir para não atrapalhar as informações dos sabedores desta comunidade. Foi um grande prazer ter participado desta comunidade.

    Um grande abraço a todos e Boa Sorte.
  • Mas você esta certa, se o processo é feito via consulado.

    Como é pelo Porto ou mesmo se fosse por Lisboa, a irmã dela só vai transcrever o casamento dela quando o nacionalidade dela sair.

    Ai ela escolhe se faz pelo consulado a transcrição ou se faz pelo correio.  
      
  • ok vou encaminhar as documentações dela obrigada!
  • imageAngela Escobar Escobar:
    Falei sim no meu caso sendo feito pelo Consulado do Rio, não atentei se ela iria fazer por outro lugar. Respondi somente a ultima pergunta.

    De qualquer maneira vou realmente me omitir para não atrapalhar as informações dos sabedores desta comunidade. Foi um grande prazer ter participado desta comunidade.

    Um grande abraço a todos e Boa Sorte.
    Angela, vc não precisa se omitir desta comuna! A comuna é de todos e estamos aqui para ajudar TODOS os que precisarem. Seu relato tem valor, pois como o Hermano disse, se o processo da Fanny fosse pelo consulado, teria que fazer a transcrição.
    Continue conosco!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.