Letra do sobrenome

Boa noite senhores e senhoras, o nome da minha avó, na certidão de batismo, está Emília Bonito Ferreira, no Brasil colocaram na certidão de casamento dela Emília Benito Ferreira.

O sobrenome de meu bisavô também é Bonito, mas colocaram Benito.

Estou pedido cidadania Português, está troca de letra no sobrenome pode ter algum empecilho?

Comentários

  • editado March 31

    @Magalha_B


    resposta curta: sim, isso pode ser um empecilho;


    resposta (bem) longa, mas antecedida de uma pergunta:


    Todos os documentos da familia usam o “Benito”, após o casamento da sua avó? Ou apenas a certidao de casamento dela usa o “Benito” em vez de “Bonito”? Minhas resposta abaixo assumem que a familia terminou por adotar o “Benito”. A sua avó, depois do casamento, passou a assinar Como “Benito”, ou seja, ela adotou esse nome Como sendo certo?


    1) voce pode retificar todos os documentos brasileiros, para que neles conste „Bonito“, conforme o original portugues, assumindo que voce fez o dever de casa e conferiu, com base por exemplo no assento de nascimento do seu bisavo, ou no assento de casamento dele, que o correto é realmente “Bonito”; o processo de retificacao varia um pouco de cartorio para cartorio;


    2) voce pode mandar os documentos do jeito que estão. Provavelmente cairá em exigencia, cobrando uma justificativa. Aqui, voce pode partir direto para retificar, e aí retifica conforme a carta de exigencia, ou pode tentar argumentar. Aqui, Se a sua avó tiver passado a assinar Como “Benito” e os demais documentos estiverem com “Benito”, voce pode tentar argumentar que a familia entende que houve uma falha no passado, mas que a familia terminou por aceitar o “Benito” e que gostaria de seguir dessa forma. O conservador pode aceitar ou nao. Se nao aceitar, vai precisar retificar.

    ————

    até recentemente, a recomendacao era retificar tudo antes de comecar o processo. Mas hoje sabe-se que os conservadores (alguns) consideram “o conjunto” dos documentos, e que pequenas divergencias desde que justificadas, podem ser aceitas.

    no fim, é um calculo a de fazer: ter o trabalho de corrigir tudo antes, mas ficar tranquilo, ou correr o risco de uma exigencia a ser resolvida sob pressao do tempo?

    como eu disse acima, a recomendacao era sempre retificar, entao há pouca experiencia de sucesso de processos onde esse tipo de divergencia estava presente.


    ———

    apenas para deixar claro, nao estou recomendando “mandar de qualquer jeito”. Há um erro na sua documentacao, e errors deveriam ser corrigidos. Mas às vezes sao erros que aconteceram lá atrás, que a familia nem tinha conhecimento até começar a procurar…

    para dar um exemplo, na minha familia existia um sobrenome, vamos dizer “Ferreira”, que em algum momento, por erro do cartorio, virou “Pereira”. A familia sempre soube que estava errado, mas naquela época não se questionava o “doutor tabeliao “, mas nunca “aceitamos” o erro. No meu caso, esse erro tem 0 impacto em processo de nacionalidade, mas eu vou aproveitar que estou mao na Massa e corrigir isso.

  • Ok, obrigado pela orientação Eduardo.

    A minha vó casou-se em 1917 com 23 anos e adotou o sobrenome Benito, ao invés de Bonito, acredito que ela achava, que era o correto aqui no Brasil, na época.

    Só ela tinha Benito no sobrenome, os filho e netos foram registrados com o outro sobrenome dela que é Ferreira e de meu avô que é Magalhães, ficando os sobrenomes Ferreira Magalhães.

    Acho que vou arriscar, muito obrigado, abraço.

  • @Magalha_B


    Deixa eu tentar ser mais específico:


    1) no assento de nascimento da Emília, em Portugal, tanto o sobrenome dela quanto dos pais dela está Bonito?

    2) na certidão de casamento da Emília com XXX, no Brasil, no corpo da certidão o nome dela e dos pais dela aparece como Bonito ou como Benito? Como ela assina a certidão de casamento?

    3) Na certidão, Brasileira, do(a) filho(a) da Emília (ou seja, o pai ou a mãe do @Magalha_B ), o nome dela e dos pais dela aparece como Bonito ou Benito?

    4) Na sua (@magalha_B) certidão, Brasileira de nascimento, como é mencionado o nome dela, Benito ou Bonito?

    --------------

    O que você deve observar é o conjunto dos documentos. Verifique datas, idades, locais, ou seja, o conservador tem elementos suficientes para determinar que trata-se da mesma pessoa? Caso positivo, isso reduz (mas não elimina) a chance de uma exigência. Ou pode vir uma exigência diferentes, pedindo um documento complementar para dar mais segurança à decisão do conservador. Ou se vier uma exigência, você pode argumentar que a família terminou "aceitando" ficar com o sobrenome "Benito" e você pode perguntar ao conservador se é possível seguir sem fazer retificações. Resumo: é um cálculo que você tem que fazer e julgar se vale a pena arriscar.

    ----------

    Um comentário final: verifique sempre os documentos reprográficos, ou seja, as imagens dos livros de registro. Lá você verá exatamente o que foi escrito originalmente, incluindo as assinaturas das pessoas.

    --------

    Boa sorte!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.