Como funciona o processo de fixação de sobrenome?

Eu tenho os documentos que acredito serem suficientes para fazer a fixação de sobrenome da avó da minha mãe, certidão de batismo, certidão de nascimento do pai da minha avó e certidão de óbito da avó da minha mãe se for necessário.


Mas como funciona para fazer a fixação? Só é preciso mandar esses documentos junto dos outros no pedido de nacionalidade ou é outro processo feito de outra forma?


Agradeço a ajuda desde já

Comentários

  • @PedroCerejo não existe propriamente um processo "formal" de fixação de nome.


    Quando se fala em fixar o nome, se quer dizer que antigamente era costume registar os nascidos apenas com o primeiro nome (Antônio por exemplo) e quando adulto eles "fixavam" ou seja, passavam a usar de forma fixa um sobrenome.


    Então geralmente não tem como o conservador saber que o "Antônio" da certidão de batismo é o "Antônio da Silva" que aparece na certidão de nascimento do filho.


    Para resolver isso se usa a certidão de casamento e outros, para provar que o "Antônio" da certidão de nascimento fixou o nome de "Antônio da Silva" quando adulto.


    O conservador vai concluir que são a mesma pessoa olhando os nomes dos pais, avós, datas, lugares, etc nos documentos que forem mandados com o pedido de nacionalidade.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.