O que acontece com nomes e/ou apelidos con grafias especiais? e a ordem dos apelidos naturalização?

Boa tarde,

Antes de escrever esta nova discussão pesquisei no fórum se havia alguma coisa com este tópico e não encontrei.

Irei tramitar proximamente a nacionalidade portuguesa pelo artigo 6º, nº 1 da Lei nº 37/81 (Nacionalidade portuguesa por naturalização) e tanto o meu nome como apelidos tem a letra Ñ que não existem no português assim como certos acentos nos apelidos. (í)

O que vai a acontecer no processo da nacionalidade? a letra Ñ convertesse num N e os acentos desaparecem? Ou bem eles aportuguesam o Ñ pelo NH que já que seria o seu som em português? não é possível conservar o Ñ ao igual que os acentos no apelido nos assentos dos registos?

Em documentos como nas finanças tenho o Ñ então acho que a nível de sistemas admite o Ñ mas não assim no meu cartão de residência permanente que o Ñ foi substituido pelo N.

Igualmente tenho uma dúvida, a ordem dos apelidos como é que vai ser?

Na América Latina como em Espanha, o nosso último apelido é o da mãe, não é o do pai, então tenho que solicitar que seja primeiro o da mãe e depois o último o do pai?


E por último, só tenho um nome e dois apelidos, seria recomendável acrescentar um segundo nome tipo Maria Antónia? em vez de só Antónia?


Às veces tenho confusão em documentos já que as veces tomam o primeiro apelido como nome para fazerem um nome composto tipo Maria Antónia.


Obrigado por tudo <3

Comentários

  • @Zephyrus

    O que vai a acontecer no processo da nacionalidade? a letra Ñ convertesse num N e os acentos desaparecem? Ou bem eles aportuguesam o Ñ pelo NH que já que seria o seu som em português? não é possível conservar o Ñ ao igual que os acentos no apelido nos assentos dos registos? Em documentos como nas finanças tenho o Ñ então acho que a nível de sistemas admite o Ñ mas não assim no meu cartão de residência permanente que o Ñ foi substituido pelo N.

    Acredito que se conserve o Ñ, mas se achar conveniente, pergunte direto ao IRN. Como aqui no fórum a maioria das pessoas são brasileiras e não tem esses caracteres especiais em seus nomes, não há muita experiência com o tema.

    Na América Latina como em Espanha, o nosso último apelido é o da mãe, não é o do pai, então tenho que solicitar que seja primeiro o da mãe e depois o último o do pai?

    O nome virá da forma como consta na sua certidão de nascimento.


    Às veces tenho confusão em documentos já que as veces tomam o primeiro apelido como nome para fazerem um nome composto tipo Maria Antónia.

    Recomendamos aqui no fórum manter o mesmo nome que você tem na certidão de nascimento. Existe no formulário a opção de alterar o nome, mas os relatos das poucas pessoas que tentaram fazer isso, é que foi simplesmente ignorado.

  • @eduardo_augusto


    Gostaria também partilhar consigo e com todos:


    Relativamente ao nome próprio - nos termos do nº 1 do artº 39º do Regulamento da Nacionalidade, “quem pretenda adquirir a nacionalidade portuguesa, pode requerer o aportuguesamento dos elementos constitutivos do nome próprio, a conformação do nome completo com as regras legais portuguesas”.

    O regulamento da nacionalidade refere-se ao nome próprio, não se refere aos apelidos.

    Então a situação fica curiosa.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.