Conservatórias que realmente recebem os pedidos de nacionalidade para assim processos mais rápidos!

Boa tarde,

Consultei na conservatória de Monção em relação ao pedido de nacionalidade portuguesa por tempo de residência legal em território português pelo artigo 6º, nº 1 da Lei nº 37/81 Lei da Nacionalidade, se a esta conservatória recebe os pedidos de naturalização pelo artigo 6º, nº 1.

Perguntei por email à Conservatória já que lendo no fórum há conservatórias - como poderia ser a de Monção -  pode haver um cargo subdelegado e por tanto, toda a instrução do processo far-se-ia na própria conservatória de Monção sem ser enviado aos CRCentrais... ou bem Conservatória de Melgaço.


E desde a Conservatória de Monção contestaram que..


"Informo que tanto esta Conservatória como a Conservatória de Melgaço, são intermediárias na receção de pedidos de nacionalidade, pelo que, caso venham a ser entregues os documentos em qualquer uma dessas Conservatórias, os mesmo serão analisados e enviados para a Conservatória dos Registos Centrais de Lisboa."

Minha residência é em Castro Laboreiro, Melgaço.

Com esta resposta, eles realmente fazem toda a instrução do processo? ou bem vocês recomendam ir a um Balcão da Nacionalidade em Braga? Digo Braga porque se vocês vão ao Google Maps e localizam Castro Laboreiro, fica bem longe de tudo :')

Agradeço também, no caso que a conservatória de Monção ou Melgaço vai demorar mais tempo na realidade que apresentado documentos noutros organismos, que outros organismos recomendam, ainda que fique longe a minha aldeia, para que o processo de nacionalidade sob o artigo 6º, nº 1 da Lei nº 37/81 Lei da Nacionalidade fique mais rápido?


Obrigado por tudo,

Comentários

  • editado March 25

    @Zephyrus


    O que ela está dizendo é que essas conservatórias apenas recebem os documentos e reencaminham para a CRC-Lisboa.

    Ou seja: envie por correios direto para a CRC-Lisboa, caso contrário seu processo ficará parado nessas outras conservatórias, até o dia que alguém olhar para o envelope e pensar, "puxa, devia mandar logo isso para Lisboa".

    No passado, existia isso de procurar "conservatórias mais rápidas". Hoje, com o volume imenso de processos, e com a aposentadoria de dezenas de conservadores, está tudo num ritmo devagar quase parando.

    O risco de mandar para uma conservatória menor "porque ouviu dizer que está mais rápido lá" é: milhares de pessoas "ouvem" a mesma coisa e em poucas semanas lotam aquela conservatória, que às vezes tem apenas um ou dois conservadores. Aí um deles fica doente, o outro tira férias... enfim, fica tudo parado.

    Além disso, com o sistema novo que está sendo implementado, há uma promessa de que os processos serão automaticamente distribuídos, balanceando a carga em cada conservatória.

  • @eduardo_augusto


    Estimado Eduardo Augusto.


    Obrigado pela tua resposta.

    só tenho mais uma pergunta para si, um pode puder a uma conservatória menor perguntando que o meu caso foi analisado e enviado para Lisboa ou bem isso já é uma informação que eles não dam?

    no momento de deixar o processo numa conservatória menor já estão a dar o número seguimento “das bolinhas” ou bem o seguimento “das bolinhas” é quando mandam para Lisboa ?

    Obrigado novamente 🙏🏼

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.