Duvidas sobre o Preenchimento do formulario
analuisapb
Member
Pessoal, no quadro 5 - dados para restituicao.
Entendo que a primeira opcao - "para o requerente para conta bancaria" seria pra o caso de conta em portugal, correto?
No caso de uma conta em outro pais (Brasil ou outro), seria a opcao "por transferencia bancaria pra conta domiciliada no estrageiro" , correto? E nesse caso, vcs sabem quais outros campos precisam ser preenchidos? Vou precisar preencher tanto para uma conta na australia e outra no Brasil.
"
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Tenho uma outra duvida sobre o fomulario modelo 3 (pelo casamento).
No item, tem ligacao efetiva a comunidade portuguesa? - Imagino que tenha que responder sim. Mas, o que seria essa ligacao? Ser casado com uma portuguesa eh suficiente? Ser brasileiro eh suficiente? Falar portugues? E eh preciso enviar algum documento que comprove isso? se ser casado ou ser brasileiro for suficiente, acredito que o assento de casamento da esposa e a certidao de nascimento do requerente ja servirao para isso pois serao provas do casamento e da nacionalidade brasileira. Se nao for isso, nao sei o que enviar nem como preencher esse item.
Agradeco se alguem puder ajudar
Tenho mais um duvida, nesse caso, no preenchimento do formulario 1C - maiores de idade. A solicitacao da cidadania eh para o meu irmao, que tem sindrome de down e minha mae (a portuguesa) tem a curatela dele. Vou anexar a certidao de curatela que foi emitida pelo 2o oficio de registro de interdicoes e tutelas. Nessa certidao eh mencionado que minha mae tem a curatela de meu irmao.
No preenchimento do formulario, minha mae ira assinar e seus dados preenchidos no item "dados do declarante". A pergunta eh: no item "intervem na qualidade de" devo assinalar "representante legal" ou "outro" e descrever como curador?
@texaslady nao sei se vc tem experiencia com essa parte e poderia me ajudar.
@analuisapb
No caso de uma conta em outro pais (Brasil ou outro), seria a opcao "por transferencia bancaria pra conta domiciliada no estrageiro" , correto? E nesse caso, vcs sabem quais outros campos precisam ser preenchidos? Vou precisar preencher tanto para uma conta na australia e outra no Brasil.
Se o seu banco não é em portugal, então obviamente a opção correta é conta no estrangeiro. IBAN e SWIFT você consegue perguntando ao seu gerente. O formulário permite indicar apenas 1 conta. Então você deve escolher a sua conta na Australia ou a do Brasil.
No item, tem ligacao efetiva a comunidade portuguesa? - Imagino que tenha que responder sim. Mas, o que seria essa ligacao? Ser casado com uma portuguesa eh suficiente? Ser brasileiro eh suficiente? Falar portugues? E eh preciso enviar algum documento que comprove isso? se ser casado ou ser brasileiro for suficiente, acredito que o assento de casamento da esposa e a certidao de nascimento do requerente ja servirao para isso pois serao provas do casamento e da nacionalidade brasileira. Se nao for isso, nao sei o que enviar nem como preencher esse item.
Se forem "apenas" casados: 6 anos de casamento = ligação efetiva. documento a enviar, certidão de casamento (que já deveria estar transcrita para portugal); se tem filhos em comum, que já tenham cidadania portuguesa = ligação efetiva, documento a enviar, assento de nascimento dos filhos
Tenho mais um duvida, nesse caso, no preenchimento do formulario 1C - maiores de idade. A solicitacao da cidadania eh para o meu irmao, que tem sindrome de down e minha mae (a portuguesa) tem a curatela dele. Vou anexar a certidao de curatela que foi emitida pelo 2o oficio de registro de interdicoes e tutelas. Nessa certidao eh mencionado que minha mae tem a curatela de meu irmao. No preenchimento do formulario, minha mae ira assinar e seus dados preenchidos no item "dados do declarante". A pergunta eh: no item "intervem na qualidade de" devo assinalar "representante legal" ou "outro" e descrever como curador?
Pode assinalar outro e descrever como curador. IMPORTANTE: o IRN já rejeitou no passado solicitações feitas por "interventores", quando o documento (certidão, procuração, etc.) não dá poderes explícitos relativos a cidadania. Além disso, considere que pode ser exigida a homologação dessa curatela em Portugal. Cada conservador pensa de um jeito um pouco diferente, você só vai saber tentando. Assim, a minha sugestão, é: mande o que você tem, e espere para ver se vai cair em exigência. Se cair em exigência, você resolve exatamente o que o conservador pedir.
Muito obrigada @eduardo_augusto
no caso do meu pai (pergunta relativa a atribuição por casamento) o casamento já está transcrito e eles são casados há mais de 55 anos. Preciso enviar a certidão de casamento brasileira também ou basta o documento que recebemos de Portugal para minha mãe quando fizemos a transcrição de casamento? @Eduardo Alvim @Eduardo Alvim
Desculpe me a menção ao Eduardo Alvim acima . Estou postando pelo celular e sem querer selecionei esse membro e não consigo editar retirando a menção
@analuisapb
no caso do meu pai (pergunta relativa a atribuição por casamento) o casamento já está transcrito e eles são casados há mais de 55 anos. Preciso enviar a certidão de casamento brasileira também ou basta o documento que recebemos de Portugal para minha mãe quando fizemos a transcrição de casamento?
Basta enviar uma cópia do documento que recebeu de Portugal.
Show!! Obrigada
Por favor @eduardo_augusto poderia me ajudar, pois gostaria de saber se coloco o nome de casada da minha avó portuguesa no quadro 2 do formulário 1D.
obrigado.
Por favor @texaslady poderia me ajudar, pois gostaria de saber se coloco o nome de casada da minha avó portuguesa no quadro 2 do formulário 1D.
obrigado.
Olá, tudo bem?
Vocês estão preenchendo em folha A4 normal? Estou na dúvida, não vejo espaço para colar o selo do reconhecimento de firma quando imprimo na folha A4, alguém poderia me informar se teria outra forma?
Mais uma dúvida, no código postal, falta espaço para um digito, onde eu colocaria?