Não consigo localizar a certidão de nascimento do meu pai no rio de Janeiro

Estou buscando nos cartórios do Rio a certidão de nascimento do meu pai que nasceu no Rio de janeiro, para dar entrada na transcrição de casamento, mas estou com muita dificuldade, pois não moro no Rio e os cartórios em que procurei até agora não foi localizado. Alguém poderia me ajudar por favor?

Comentários

  • Oi @Pedrocampos

    Você sabe qual bairro seu pai nasceu? Se sim, dê uma olhada nesse post: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/340699#Comment_340699

    Faça uma triangulação de bairro, data de nascimento e veja qual era o cartório na época. Após isso, veja qual é o número atualizado. Eu consegui achar a certidão de óbito do meu avô dessa forma.

    Você também pode procurar usando esse site: https://www4.tjrj.jus.br/Portal-Extrajudicial/CNO/

    Se achar, ele informa em qual cartório está.

    Espero que consiga achar! Abraços.

  • Obrigado @marcellomoura ! eu já procurei Trjrj e não consegui nenhuma informação. O bairro tb não sabemos,comecei procurando na décima primeira circunscrição pois foi onde a irmã dele foi registrada um ano depois, mas não foi localizado lá. Vou deixar os dados aqui, caso alguém possa ajudar....

    o nome dele é

    Pedro Jorge Campelo Campos nasceu no dia 07/01/1957 no Rio de janeiro

    pai Paulo Macedo Campos

    mae Rachel Campelo Campos

    obrigado a quem puder ajudar!

  • @Pedrocampos

    Foi registrado no Engenho Novo, atual 10 RCPN.

    https://www.cartoriomeier.com.br/

    O registro foi feito em 19/01/1957.

    Número 76.116

    Folha 259v

    Livro E-127

  • @CarlosASP Muito obrigado! Não estou nem acreditando, como conseguiu achar ? Já pedi pelo site hj mesmo! Muito obrigado mesmo!

  • @Pedrocampos

    Achei pelo Family Search (que é grátis).

    No caso específico do atual município do Rio de Janeiro (que era a capital federal na época) entre 1929 e 1960, algo parecido com as certidões de nascimento (mas que contém os dados essenciais) da grande maioria dos nascimentos desse período estão no Arquivo Nacional e as imagens foram digitalizadas. Os livros de nascimento nunca saem dos RCPNs (cartórios),

    Isso é metade da história, pois para poder achar algo, é preciso que os dados ali estejam indexados.

    Nos últimos anos, o FS passou por um OCR (sistema de leitura de documentos por computador) grande parte desses nascimentos. Acontece que esse sistema não consegue ler com precisão esses documentos manuscritos e gera um número grande de erros, mas é bem melhor que nada.

    O que acontece na prática é que muita gente joga na busca do FS os dados que procura; se não aparece de primeira, desiste.

    Como sei que a leitura tem essas falhas todas, busco de várias formas e também uso outras formas de usar o FS que aprendi com o tempo. Como no seu caso, às vezes consigo achar (não lembro mais qual foi o "truque" que fez aparecer a certidão certa no seu caso).

    No caso de Pedro Jorge, ele não está indexado no FS como o registrado, mas como um "outro" citado no documento (que poderia ser um dos avós, uma testemunha, o escrevente - qualquer nome que conste no documento sem ser o registrado ou os pais). Indexação por OCR ainda é assim; gera essa montanha de erros.

    Além disso, OCR leu o sobrenome dele como "Campes"; a mãe aparece como "Rachel Campelo Alaniz"; e no caso do pai, a OCR nem conseguiu identificá-lo como tal.

    Se jogar na busca do FS "Janeo Macedo Campo", vai achar direto a imagem do documento de Pedro Jorge, rs. É assim que ele foi indexado pelo OCR - mas isso só se sabe depois de achar o documento buscando de outro jeito.

    Mas não se preocupe pois esse erros são apenas na indexação no FS. O documento original parece estar correto.

    Como curiosidade, o endereço da família aparece nesta certidão como Rua Adriano, perto do Meier. Talvez algum familiar mais velho lembre de terem morado lá.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.