Bom dia! Gostaria que alguém pudesse me ajudar com algumas dúvidas.

Minha mãe é filha de portugues e ja conseguiu a cidadania dela. Ela não tem o ID nem o passaporte, apenas a certidão.

Gostaria de estar solicitando a minha cidadania por ela e tenho algumas duvidas.

O documento do portugues que eu preciso enviar é só a certidão portuguesa da minha mãe?

Meu RG é antigo mas meu passaporte é do ano passado, posso estar enviando ele autenticado?

Minha mãe nunca foi casada com o meu pai, e foi ele quem me registrou alguns dias após que eu nasci. Nasci no ano de 1996. Qual documento tenho que enviar para comprovar a maternidade da minha mãe?

Sei que tenho que enviar a minha certidão de nascimento de inteiro teor junto com os outros documentos que mencionei acima, alguem por experiencia recomenda enviar mais alguma coisa?

Sobre enviar os documentos direto pra Portugal sem fazer pelo consulado, como devo proceder?

Qual o método de envio que devo utilizar, preciso colocar em alguma embalagem especial, qual o melhor Cartorio de Portugal para enviar?

Ficarei feliz se alguem puder ajudar e muito obrigado.

Comentários

  • @bamcamilo

    O documento do portugues que eu preciso enviar é só a certidão portuguesa da minha mãe?

    So a certidão portuguesa dela, não precisa que ela tenha cartão cidadão ou passaporte para vc pedir.

    Meu RG é antigo mas meu passaporte é do ano passado, posso estar enviando ele autenticado?

    Mande então o passaporte dentro da validade. Cheque se o seu tem a filiação, se não tiver peça uma segunda via do RG para enviar. Atenção que o documento precisa ser APOSTILADO.

    Minha mãe nunca foi casada com o meu pai, e foi ele quem me registrou alguns dias após que eu nasci. Nasci no ano de 1996. Qual documento tenho que enviar para comprovar a maternidade da minha mãe?

    Sei que tenho que enviar a minha certidão de nascimento de inteiro teor junto com os outros documentos que mencionei acima, alguem por experiencia recomenda enviar mais alguma coisa?

    Sobre enviar os documentos direto pra Portugal sem fazer pelo consulado, como devo proceder?

    Qual o método de envio que devo utilizar, preciso colocar em alguma embalagem especial, qual o melhor Cartorio de Portugal para enviar?

    Para todas as perguntas acima: Siga os documentos da lista do fórum vou colocar o link pra vc abaixo, lá tem tudo explicado:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/

  • Pessoal, acabei de verificar na minha certidão de nascimento e fala que foram os pais que declararam.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.