Novo Cartão Cidadão
Para quem não tem pressa na emissão do Cartão Cidadão (ou até mesmo o passaporte) e puder aguardar até 10 de junho de 2024, terá acesso ao novo CC, que segundo o IRN será mais completo, mais seguro e mais digital.
Assim, será assegurada maior segurança física e eletrônica, através de um segundo chip com tecnologia contactless, sem contacto, que permitirá alavancar a sua utilização em diversas situações, quer nos serviços públicos, quer no setor privado, sem necessidade de utilização de leitor de cartões.
O novo Cartão de Cidadão vai poder ser usado como título de transporte em todo o país, possibilitará associar bilhetes eletrônicos para espetáculos, além de servir de meio para se autenticar num serviço digital ou presencial.
Esta discussão está fechada.
Comentários
@Admin se puder fixar, pode ser de grande ajuda para as pessoas
@Destefano fixado, obrigado!
Dúvida.
Como meu processo de neto não anda tomei a atitude de antecipar minha saída do Brasil.
Estou indo a PT agora em maio a trabalho. Já estou com visto d3 em mãos, e ao chegar vou solicitar a autorização de residência (ao que entendi).
Depois disso como solicitar o cartão cidadão?
@Brunocarvalho
para ter o cartao cidadao Como brasileiro moranfobem Portugal, deve depois de inter o titulo de residencia, pedir a equivalencia de direitos de acordo com o tratado de Porto seguro https://eportugal.gov.pt/servicos/pedir-o-estatuto-de-igualdade-de-direitos-e-deveres-para-cidadao-brasileiro-residente-em-portugal
depois disso, pedir o cartao de cidadao: https://eportugal.gov.pt/servicos/pedir-o-cartao-de-cidadao
no entanto, no deu caso me parece enfrentar um monte de burocracias desnecessariamente. Vc ja tem o visto de trabalho, ja podera contribuir p previdencia social, assistencia social, ect. E em breve, com a conclusao do processo de nacionalidade será cidadao portugues de pleno direito.
nao sei se tem alguma vantagem fazer esse rolo todo de Porto Seguro, que com certeza vai levar meses… aí vc tem q avaliar.