Busca certidão bisavó

Pessoal, gostaria mais uma vez da ajuda de vocês se possível.

Preciso localizar a certidão de nascimento da minha bisavó e tenho poucas informações.

O nome dela era Luisa Binota nascida em 1907 no Rio de janeiro.

Achei no family search o óbito dela no qual consta que tinha 41 anos quando faleceu em 1948 e dai esse ano que informei.

Tenho certidões de filhos dela nascidos em Inhaúma nas décadas de 20 e 30 e registrados na pretória 7, mas devido a imprecisão da época os nomes dos pais dela estão variando um pouco.

Pai Pedro Cândido ou Pedro Cano

Mãe também Luisa Binota ou Binotto

Meu bisavó casado com ela era Agostinho Bernardo.

Para completar a confusão achei também registros de nascimentos na mesma localização e época cuja mãe é Carmen Binota casada com Miguel da Cunha. Dai pensei que pode ser uma irmã, porém no family search essa Carmen está com sobrenome Binotto Cano e pais Pedro Binotto e Lucia Cano. Será que seriam esses os pais da Luisa também e inverteram os sobrenomes nas certidões dos filhos dela e transformaram Lucia em Luisa?

Enfim, são as informações que tenho e apesar de tentar fazer minhas pesquisas não tenho nem sombra da expertise de vocês aqui e creio que possam me ajudar a obter mais informações.

Desde já agradeço.

Comentários

  • Acréscimo de informações:

    Achei num processo de naturalização do marido Agostinho Bernardo a certidão de nascimento da Luiza com ele em 1927.

    Nela o nome dela está Luiza Binoto Cano e os pais Pedro Binoto e Luiza Cano

    Portanto ela é parente dessa Carmem mesmo.

    A data de nascimento dela consta como 25/05/1905

    A certidão de casamento é da 11 circunscrição freguezia de Inhaúma

    Desde já agradeço qualquer valiosa ajuda!

  • @Cejt1984

    Irma dela chamada Heloísa foi batizada em São Cristóvão 1907: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-R89W-DZ?view=index&action=view

    Tenta ver no cartório de lá (9o RCPN)

  • @Cejt1984 @AlanNogueira

    Eu acho que essa "Heloisa" do batismo achado pelo colega é a "sua" Luiza (a não ser que seja gêmea). Veja que o dia e mês do nascimento batem com as que constam no casamento (mas não o ano). Esses erros de nomes no batismo versus o registro civil não são tão raros. E erros nos dados de nascimento no registro do casamento também não são.

    Eu acho que esse aqui é o registro de nascimento de Luiza. O escrivão não colocou a data de nascimento (foi uma falha importante); só há data em que o pai foi no cartório: 13/06/1907, o que seria consistente com um nascimento em 25/05/1907.

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-63LQ-6NM?i=157

    Note que o nome/sobrenome do pai estão com a ordem invertida (Binotto Pedro. inclusive ele assina assim, usando o costume italiano). isso é bem comum com italianos. Já vi casos que isso levou a família no BR passar a ter como sobrenome aqui o que na realidade era o prenome do antepassado IT.

    Vi que o pai dela era IT e a mãe ESP; isso pode explicar inconsistências e/ou erros nos registros da família por dificuldades de se comunicar bem em português e pelas diferenças de como nomes são colocados nos registros desses países e aqui no BR.

    Esse registro foi feito no livro 26 da então 14a pretoria (freguesia de Irajá) - pode ver isso nas duas primeiras páginas da imagem no link acima.

    Desconfio que esse livro esteja no "novo" 15 RCPN, mas pode ser que tenha ficado no 11 RCPN. Nunca se sabe com certeza absoluta onde estão os livros desta área do Rio de Janeiro:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23164/rio-de-janeiro-rj-cartorios-atuais-x-circunscricoes-x-pretorias

  • editado March 24

    @CarlosASP muito obrigado. Realmente você tem razão. No registro está claramente escrito Luiza e não Heloísa. Eu não havia lido atentamente pois achei que se tratava de uma irmã dela mesmo. O ano de 1907 é condizente com a idade declarada em seu óbito e o dia do registro próximo a data de nascimento constante em seu casamento, no qual erraram o ano.

    @AlanNogueira um grande agradecimento a você também.

    Pela experiência de vocês vale a pena entrar no mérito dessa questão da data de nascimento junto a um desses dois cartórios onde estiver o livro ou melhor deixar a data de nascimento como sendo essa mesma do registro já que nos documentos dos descendentes dela (minha falecida avó e meu pai) a informação relevante é o nome dela e de seus pais?

    Achei esse casamento dos pais dela e queria visualizar a página exata do registro para ver se consigo mais alguma informação sobre o Pedro Binotto além das do registro do site, contudo o documento não abre na página exata. Vocês conseguem me dizer qual a página em que está?

    Saudações e parabéns pela ajuda que dão a todos aqui!

  • @Cejt1984

    O casamento de Pedro e Luiza abre direto por esse link:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-4G9G-9T?i=293&cc=2177299

    Não há nada a mais de informação relevante. É o casamento religioso. Possivelmente em algum cartório da região há um casamento civil em data próxima da do religioso.

    Para que fins busca mais informações sobre Pedro? Para nacionalidade PT, não vejo um motivo óbvio, visto que ele não é PT.

    Se for para outros fins, depois de achar o casamento civil, pode pedir o "desarquivamento da habilitação do casamento". Isso lhe mostrará que documentos os noivos apresentaram para casar (ou que declarações fizeram na presença de testemunhas, na falta de documentos).

    Sobre a data de nascimento de Luiza: na minha opinião, não há o que fazer. Não há um documento "oficial" que mostre que ela nasceu em 25/05/1907 - o registro de nascimento que deveria provar isso. Dá para inferir pelo resto de outros documentos que essa deve ser a data correta, mas acho que não há como "provar". Vamos ver a opinião de outros.

    E por que precisaria desta data estar em um documento?

  • @CarlosASP obrigado mais uma vez.

    Realmente não tem nenhuma informação a mais.

    Estou interessado nas informações do Pedro porque não sabia dessa descendência italiana e achei por acaso nas investigações da portuguesa. Ocorre que na portuguesa precisaria iniciar pelo processo do meu pai como neto e os prazos andam desanimadores para um dia chegar a minha esposa e filhos e então estou cogitando a italiana na qual eu poderia fazer diretamente para mim até onde pesquisei e de forma mais rápida sendo judicial, em que pese os altos custos envolvidos que ainda preciso orçar e avaliar a viabilidade.

    Quanto a data da Luiza realmente não existe essa necessidade de a mesma estar certa já que não vai necessitar constar em nenhum outro documento e é melhor deixar como sendo essa do registro e comparecimento do pai mesmo.

    Abraço.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.