Preciso de ajuda para iniciar uma serie de processos

Bom dia meus caros. Desde ja muito obrigado a todos os que perderam um pouco do seu tempo para me ajudar.

Minha situação:

sou portugues nascido e comigo esta tudo legal e ok. Trabalho fora mas para uma empresa portuguesa e num dessas saidas conheci a minha namorada( e é ai que preciso de ajuda)

ela esta na Irlanda só com visto de residencia e estudante e é cidada Boliviana.

sempre que é para ela vir a Portugal tem de tirar o visto Schengen que so e valido para 90 dias. E eu queria mos resolver isso de forma a avancar mos melhor na relacao.

de forma a ela vir para Portugal e poder comecar a estudar e trabalhar ca qual o caminho a tomar?

se for por casamento o que fazer sera melhor eu fazer. Tratar de casar em Portugal numa dessas visitas dela. E depois visto ela ser casada comigo ja podera permanecer em Portugal ou ainda tera de aguardar? e que me sinto um pouco perdido nisto tudo. A unica certeza e querermos estar juntos e ca em Portugal.

mais uma vez obrigado nao serve para explicar o quao agradecido estou a todos na comunidade.

muito obrigado

Comentários

• Não sou expert, mas casados em Portugal ela consegue entrar com o processo de nacionalidade portuguesa. Acredito que uma vez casada com você, ela já possa residir em Portugal.

Veja no fórum a atribuição de nacionalidade por casamento.

Espero ter ajudado!

• @paullusv

Uma vez casada contigo, ela pode viver em Portugal normalmente, estudar, trabalhar etc. Salvo engano, tem um visto/autorização de residência específico para cônjuge.

Depois de 6 anos de casados ela passa a ter direito de requerer nacionalidade portuguesa por aquisição (derivada). Se vierem a ter filhos, o tempo reduz para 3 anos.

Em resumo é isso, só avalei se já está pronto para dar um passo tão sério como casar 😊

Boa sorte e felicidades ao casal.

• editado May 21

@paullusv Você pode solicitar o reagrupamento familiar pelo AIMA estando casado com ela, mas como disse o @ecoutinho, você tem que pensar se estão aptos a avançar na relação para prosseguir com o pedido.

• @paullusv ,

Uma vez casados, sua esposa permanece 3 meses como turista em Portugal, e ao final deste prazo solicita o cartao de residência na AIMA. Não é reagrupamento familiar. O reagrupamento é para familiares de pessoas que tem visto de residência em Portugal. No caso de conjuge de nacional europeu a solicitação é para Cartão de Residência para familiares de nacionais da União Europeia (UE) Veja as informações no link abaixo:

https://aima.gov.pt/pt/nacionais-ue-e-familiares/familiares-de-nacionais-ue/cartao-de-residencia-para-familiares-de-nacionais-ue

• @texaslady Verdade, me confundi, ele é cidadão português então a solicitação é de residência para familiares de cidadão UE

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.