Preciso de ajuda para iniciar uma serie de processos
Bom dia meus caros. Desde ja muito obrigado a todos os que perderam um pouco do seu tempo para me ajudar.
Minha situação:
sou portugues nascido e comigo esta tudo legal e ok. Trabalho fora mas para uma empresa portuguesa e num dessas saidas conheci a minha namorada( e é ai que preciso de ajuda)
ela esta na Irlanda só com visto de residencia e estudante e é cidada Boliviana.
sempre que é para ela vir a Portugal tem de tirar o visto Schengen que so e valido para 90 dias. E eu queria mos resolver isso de forma a avancar mos melhor na relacao.
de forma a ela vir para Portugal e poder comecar a estudar e trabalhar ca qual o caminho a tomar?
se for por casamento o que fazer sera melhor eu fazer. Tratar de casar em Portugal numa dessas visitas dela. E depois visto ela ser casada comigo ja podera permanecer em Portugal ou ainda tera de aguardar? e que me sinto um pouco perdido nisto tudo. A unica certeza e querermos estar juntos e ca em Portugal.
mais uma vez obrigado nao serve para explicar o quao agradecido estou a todos na comunidade.
muito obrigado
Comentários
Não sou expert, mas casados em Portugal ela consegue entrar com o processo de nacionalidade portuguesa. Acredito que uma vez casada com você, ela já possa residir em Portugal.
Veja no fórum a atribuição de nacionalidade por casamento.
Espero ter ajudado!
@paullusv
Uma vez casada contigo, ela pode viver em Portugal normalmente, estudar, trabalhar etc. Salvo engano, tem um visto/autorização de residência específico para cônjuge.
Depois de 6 anos de casados ela passa a ter direito de requerer nacionalidade portuguesa por aquisição (derivada). Se vierem a ter filhos, o tempo reduz para 3 anos.
Em resumo é isso, só avalei se já está pronto para dar um passo tão sério como casar 😊
Boa sorte e felicidades ao casal.
@paullusv Você pode solicitar o reagrupamento familiar pelo AIMA estando casado com ela, mas como disse o @ecoutinho, você tem que pensar se estão aptos a avançar na relação para prosseguir com o pedido.
@paullusv ,
Uma vez casados, sua esposa permanece 3 meses como turista em Portugal, e ao final deste prazo solicita o cartao de residência na AIMA. Não é reagrupamento familiar. O reagrupamento é para familiares de pessoas que tem visto de residência em Portugal. No caso de conjuge de nacional europeu a solicitação é para Cartão de Residência para familiares de nacionais da União Europeia (UE) Veja as informações no link abaixo:
https://aima.gov.pt/pt/nacionais-ue-e-familiares/familiares-de-nacionais-ue/cartao-de-residencia-para-familiares-de-nacionais-ue
@texaslady Verdade, me confundi, ele é cidadão português então a solicitação é de residência para familiares de cidadão UE