Busca de assento de batismo pelo número de passaporte
Bom dia, pessoal.
Estou na saga para encontrar o assento de batismo do meu bisavô, que veio dos Açores. Encontrei o número de passaporte dele e no registro que está disponível para download aparecem as seguintes informações:
Nível de descrição D
Código de referência PT/BPARPD/ACD/GCPDL/P/001/0002/004129
Título Laurino
Datas de produção 1896-03-04
Entidade detentora Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
Âmbito e conteúdo Nº Passageiro: 438
Filiação: Manuel da Silva Lapinha e Jacinta da Conceição
Estado Civil: Solteiro
Naturalidade: Matriz (Ribeira Grande)
Alfabetização: Não sabe ler e escrever
Destino: Brasil
Cota atual Liv. 1386
Nº Passaporte: 0172/1896
Ou seja, se em 1896 ele tinha 7 anos, significa que ele nasceu em 1889, o que coincide com a data de nascimento que consta das certidões brasileiras em que ele é mencionado e também com os registros que encontrei no FamilySearch. O problema é que virei do avesso os livros com os registros de batismo da região (Açores - Ilha de São Miguel, Ribeira Grande, Matriz), de 1888 até 1891, e não encontrei nenhum registro que coincidisse. Encontrei vários Laurinos/Laurindos mas nenhum com os mesmos pais que constam na certidão do passaporte. Procurei nos livros dos registros de passaporte mas lá também não vem a informação da data de nascimento.
Será que estou deixando passar algum informação importante? Vocês sabem se existe alguma forma de busca pelo número do passaporte, ou coisa assim? Cheguei a pensar até no caso de ele não ter sido batizado (improvável na sociedade da época, mas enfim...) ou de ter vindo para o Brasil com erro no registro dos pais. Sabem se esse tipo de situação é comum, ou já viram algo parecido?
Enfim, se tiverem alguma dica, agradeceria!
Muito obrigado!
Comentários
@rafael_az
deve ser este registro n°139 https://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/SMG-RG-ESTRELA-B-1885-1889/SMG-RG-ESTRELA-B-1885-1889_item1/index.html?page=332
@rafael_az
O registro deve ser este aqui, n. 139 de 1888 na Matriz da Estrela em Ribeira Grande:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSXY-49FN-F?view=index&action=view
Pessoal, muito obrigado! Devo ter ficado vesgo com as letras manuscritas e passei batido.
Mil vezes obrigado!