Busca de assento de batismo pelo número de passaporte

Bom dia, pessoal.

Estou na saga para encontrar o assento de batismo do meu bisavô, que veio dos Açores. Encontrei o número de passaporte dele e no registro que está disponível para download aparecem as seguintes informações:


Nível de descrição D

Código de referência PT/BPARPD/ACD/GCPDL/P/001/0002/004129

Título Laurino

Datas de produção 1896-03-04

Entidade detentora Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada

Âmbito e conteúdo Nº Passageiro: 438

Filiação: Manuel da Silva Lapinha e Jacinta da Conceição

Idade: 7

Estado Civil: Solteiro

Naturalidade: Matriz (Ribeira Grande)

Alfabetização: Não sabe ler e escrever

Destino: Brasil

Cota atual Liv. 1386

Nº Passaporte: 0172/1896


Ou seja, se em 1896 ele tinha 7 anos, significa que ele nasceu em 1889, o que coincide com a data de nascimento que consta das certidões brasileiras em que ele é mencionado e também com os registros que encontrei no FamilySearch. O problema é que virei do avesso os livros com os registros de batismo da região (Açores - Ilha de São Miguel, Ribeira Grande, Matriz), de 1888 até 1891, e não encontrei nenhum registro que coincidisse. Encontrei vários Laurinos/Laurindos mas nenhum com os mesmos pais que constam na certidão do passaporte. Procurei nos livros dos registros de passaporte mas lá também não vem a informação da data de nascimento.

Será que estou deixando passar algum informação importante? Vocês sabem se existe alguma forma de busca pelo número do passaporte, ou coisa assim? Cheguei a pensar até no caso de ele não ter sido batizado (improvável na sociedade da época, mas enfim...) ou de ter vindo para o Brasil com erro no registro dos pais. Sabem se esse tipo de situação é comum, ou já viram algo parecido?

Enfim, se tiverem alguma dica, agradeceria!

Muito obrigado!

Comentários

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.