Certidão Portuguesa x Correção de documentos brasileiros

Pessoal, preciso de uma ajuda.

Eu tenho bisavós portugueses e vou solicitar a cidadania para minha mãe (neta) e depois pra mim.

Eu consegui encontrar o assento de nascimento dos 2, ambos nascidos antes de 1911. Ele nasceu em Fevereiro de 1908, e ela em fevereiro de 1911.

Porém, na certidão de Casamento deles, que é do Brasil, a data de nascimento dos dois está errada.

Eu sei que, para corrigir a informação aqui no Brasil, eu preciso da certidão de nascimento narrativa de ambos, averbada lá em Portugal, e preciso levá-las no cartório aqui no Brasil (onde eles casaram) pra solicitar essa correção. É isso, certo? Alguém sabe me confirmar?

Mas o que me intriga é, na certidão narrativa do meu bisavô, ele só está com o primeiro nome, e não tem sobrenome. Já na certidão de casamento deles, já consta o nome dele com sobrenome.

O cartório do Brasil vai aceitar corrigir uma certidão de uma pessoa que não aparece o sobrenome?

Em qual momento da documentação do meu bisavô surgiu o sobrenome dele?

Tem algum passo que eu to deixando de fazer?

Passo 1 - Achar assento de batismo/nascimento dos 2 e solicitar a certidão narrativa - feito

Passo 2 - Averbar a certidão narrativa (que é bem simples, na verdade) no Ministério lá em Portugal e trazer pra cá pra corrigir os documentos brasileiros

Passo 3 - Ir no cartório com essa certidão averbada e solicitar a correção da certidão de casamento deles aqui

Passo 4 - Tendo a certidão de casamento deles corrigida, eu preciso averbar no consulado Português para ser aceita lá


É isso, certo?

Muito obrigada!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.