Cidadania para neto com pai falecido
Olá meus caros
Uma prima está iniciando o processo de cidadania e gostaríamos de ver qual melhor caminho
Nosso avô, falecido, é nascido em Portugal, minha mãe, e alguns irmãos dela já adquiriram a cidadania.
Essa prima em questão tem o pai falecido tem alguns anos, e ele que é filho do avô português.
Tenho dúvida sobre iniciar o processo direto para a cidadania dela, que verifiquei, demora em torno de 3 anos, ou se seria viável emitir a do pai dela, mesmo falecido, para depois emitir a dela.
Ou se teria algum outro meio, também podemos avaliar.
Agradeço a atenção de todos que puderem e sempre ajudam!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Jarde1988
Não é possível solicitar atribuição de nacionalidade portuguesa para seu tio falecido. Se ele não o fez em vida a alternativa para sua prima é solicitar a atribuição como neta de português (artigo 1d). Esse tipo de processo tramita apenas na CRC Lisboa e mais recentemente também do ACP. Tem levado aproximadamente 3 anos para concluir.
Na página inicial do fórum tem um guia bastante completo descrevendo os documentos que ela precisa e como fazer (link abaixo)
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24046/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-formulario-1d
Boa sorte